Boa tarde! Gente alguém poderia por gentileza ler minha redação sobre Trabalho infantil e educação!!!
História para Crianças
Em 1930 , com o avanço da segunda guerra mundial, o mundo se viu pressionado pela produção desmedida. Com a finalidade de abastecer as capitanias, metrópoles abriram espaço para a mão de obra infantil, por conseguinte as crianças submetidas ao trabalho foram intimadas a ter um amadurecimento precoce, exercendo funções determinadas a adultos em fábricas e lavouras. Muitas vezes submetidos a condições insalubres e horas de trabalho, que excediam o padrão até para os adultos, fazia com que brincadeiras, estudos, diversão, infância, tudo que se envolvia em ser pueril fossem trocados por pás, trabalho escravo, horas dentro de fornalhas e mão de obra pesada. Realidade essa descrita detalhadamente nos livros de história, ainda é a realidade em algumas regiões do Brasil.
Na região Nordeste do país principalmente áreas de extrema pobreza como o Sertão nordestino e Ceará ainda segue como cenário para o trabalho infantil. Uma vez que a miséria assola demasiadamente a população, muitas famílias sem auxílio nenhum veem os jovens como mais uma fonte de renda. Por mais que exista alguns programas de auxílio a famílias carentes como o bolsa família e bolsa gás implantação desses ainda é precária em algumas regiões do país, além disso problemas burocráticos também são empecilho, pois como base para o recebimento do benefício tem-se a exigência de que as crianças estejam matriculadas e com frequência regular nas instituições de ensino. Entretanto, sabe-se que norte e nordeste do Brasil sofrem com escolas em situações precárias. Além disso as crianças e adolescentes tem que enfrentar horas de caminhada e estradas esburacadas até chegar a mais próxima.
Por consequência da rotina muitas vezes massacrante muitos não conseguem conciliar trabalho e estudo, tendo que escolher entre a responsabilidade de trazer o alimento para casa ou serem alfabetizados. O dito popular : “ a caneta é mais leve que a enxada “ não se enquadra para essas crianças, uma vez que a escolha parece óbvia mas de um pesar enorme, pois firma a ideia de que o trabalho é mais importante que os estudos, causando um efeito dominó de pobreza. Baseando no pressuposto de que quando forem adultos passarão tanto costumes como por exemplo o pedido de “ bênçãos” aos mais velhos, crenças também serão passadas como a ideia de que “estudar não é algo importante”, será novamente firmada de geração a geração criando um círculo vicioso de pobreza e miséria.
Baseando nos fatos citados anteriormente conclui-se que a desigualdade social e econômica do país, impossibilita que jovens tenham as mesmas oportunidades acadêmicas e financeiras, o que gera de forma unânime um ciclo, que é passado de gerações e gerações. Para que tal problemática seja extinta do pais é necessário que o governo em parceria com as prefeituras faça uma maior fiscalização sobre os programas de auxílio a famílias carentes para garantir que tal seja fornecido de maneira adequada a essas famílias. Além disso oferecer ruas e transporte adequado, para os jovens e adultos, pois assim facilitará a permanência dos mesmos em redes de ensino. Ademais, tem-se como prioridade a implantação do programa Eja( Educação de jovens e adultos) com auxilio ação jovem , que visa a alfabetização de jovens e adultos, oferendo uma ajuda de custo, possibilitando um recomeço para estes que não tiveram as mesmas oportunidades, possam voltar a escola, colocando um fim no ciclo vicioso de pobreza e miséria. Para que no futuro o trabalho infantil, a miséria e a desigualdade do país sejam apenas parte de uma historia contada nos livros acadêmicos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
ameii esta de parabéns que você continue assim♡♡
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás