Ed. Física, perguntado por geovannamaria12, 10 meses atrás

Boa tarde!
Data:31/07
Disciplina: Educação Física
Professor: David Brandão
A SAÚDE E A DITADURA DA ESTÉTICA CORPORAL
Os modelos estéticos corporais estão relacionados à concepção de saúde?
Ao longo da história, o ser humano apresenta diferentes concepções e formas de tratamento sobre o corpo. O processo de civilização ocidental, por um lado favoreceu a determinação e imposição de determinadas formas de comportamento, e por outro ampliou as possibilidades para o aprimoramento de habilidades e aumento da longevidade a partir das tecnologias e produção de conhecimentos. Nesse contexto, a imagem corporal também aparece carregada de significados em cada época.
A estética corporal está marcada pelas roupas e pelo culto ao corpo. Nos anos 20 a mulher aparece fumando e dançando, com cabelo liso, curto e com franjas acima das sobrancelhas, roupas folgadas e meias de ceda. Inicia-se nessa época, a construção de um novo físico ideal a fim de interromper o formato corporal arredondado e volumoso que era o modelo estético predominante e considerado saudável.
Por volta de 1930, os modelos clássicos com ideias grego-romanas e renascentistas ganham a hegemonia no mundo da moda. Já nas décadas de 1940 e 1950, por consequência da Segunda Guerra Mundial há o racionamento de roupas e a valorização do aproveitamento de peças usadas. E em 1960 e 1970 surgem os movimentos “rippie” e “punk”, que manifestavam seu antagonismo ao consumo.
E em 1980 a corporeidade ganha destaque, a prática de atividades físicas passa a ser mais frequente. Em 1990 a magreza se tornou um mercado de massa, movimentando bilhões. Assim, a partir de 2000 a moda é definida pela mistura entre os estilos que marcaram época. Assim, é possível compreender a moda como veículo determinante para a visibilidade dos diferentes tipos de corpos, a busca desenfreada por recursos para o alcance do corpo perfeito, e a construção do conceito de beleza.
Atualmente, o corpo saudável é apresentado como modelo hegemônico. E se o modelo estético vigente carrega o conceito de saúde, então, atualmente, ser magro é o mesmo que ser saudável.
A construção do modelo estético corporal e do conceito de corpo saudável ocorre a partir do processo de “citacionalidade”, isto é, todos acreditam que o modelo magro é o corpo saudável porque estamos em contato direto e constante com essa informação
Há muitas evidências de que o excesso de gordura corporal é prejudicial ao funcionamento do organismo humano, aumentando a possibilidade do desenvolvimento de doenças. No entanto, a massa (peso) corporal, valor tão utilizado como indicador de emagrecimento pelas pessoas, é inadequado porque não mostra a composição corporal. O próprio Índice de Massa Corporal (IMC), utilizado até por profissionais da área da saúde, é pouquíssimo fidedigno para o apontamento da composição corporal ideal. Dessa forma, o conceito de saúde extrapola a ideia de modelo estético corporal e as práticas modistas atuais.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde não somente como a ausência de doenças, mas o completo bem-estar do indivíduo, nos aspectos físico, mental e social. Logo a saúde pode ser considerada o estado corporal que é resultado das condições de vida e dos hábitos cotidianos de cada indivíduo. O estado de saúde é variável e instável, ou seja, em determinados momentos o estado de saúde está mais próximo do seu polo positivo, e em outros momentos, mais próximo do seu polo negativo.
Nesse contexto, praticar exercícios físicos, alimentar-se de forma adequada ou reduzir a quantidade de gordura corporal, são apenas algumas condições para ajudar o organismo a elevar o estado de saúde o mais próximo possível do seu polo positivo.
Atender às peculiaridades da ditadura da estética corporal não é um ato que se fundamenta na concepção da saúde, mas sim na alienação das pessoas acerca das percepções sobre o próprio corpo. No entanto, compreender as características do organismo humano, desenvolver condições de vida que favoreçam a ampliação da aptidão física, o controle da composição corporal e das funções do organismo humano, pode ser interessante ao desenvolvimento do estado de saúde e à ampliação da qualidade de vida.


1) Faça um resumo do texto, no mínimo 5 linhas.

Soluções para a tarefa

Respondido por nsoufofo
9

vai no google e coloca essa nome turbine text, se tu ir la e colocar esse texto ele vai sair resumido


Usuário anônimo: PRT realizei teus sonhos
Milyvidal: não consegui fazer isso,aaf
Perguntas interessantes