História, perguntado por pppvvvttt, 7 meses atrás

Boa tarde!


Alguém poderia me ajudar , por favor.​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por marygarcia21
1

Resposta: O liberalismo foi uma doutrina político-econômica que tinha como características ideias liberais e tolerância. Para os liberalistas, o interesse geral tinha que ser respeitado pela liberdade cívica, econômica e da consciência dos cidadãos.

O movimento liberalista nasceu na época do iluminismo e ia contra a tendência absolutista, indicando que a razão humana, o direito inalienável à ação e realização própria, livre e sem limites, são os melhores caminhos para satisfazer os desejos e necessidades da humanidade. O liberalismo acreditava no avanço da humanidade através da livre concorrência das forças sociais e era contra as acusações dos religiosos ou estatais a respeito do comportamento do indivíduo, tanto nas questões ideológicas como nas questões materiais, por causa da desconfiança básica sobre todo o tipo de obrigação.

O liberalismo não tinha como objetivo defender apenas a liberdade individual, mas também dos povos. Chegou a colaborar com novos movimentos de libertação nacional que surgiram durante o século XIX, na Europa e em outros territórios ultramarinos, sobretudo na América Latina.  

No campo político, o liberalismo começou a caminhar com a Revolução Francesa e americana; os direitos humanos criaram seguidamente o seu primeiro ato de fé político. Foi também a ideologia política da burguesia (liberal), que conquistou uma posição de destaque durante o século XIX até a Primeira Guerra Mundial, momento em que tornou uma força política em quase todo ocidente.

A liberdade econômica, anunciada pelo liberalismo, cresceu com condições de desigualdades sociais. Logo depois houve uma grande reação por parte das doutrinas socialistas e comunistas, onde os movimentos se tornaram opositores do liberalismo com muito mais força que as correntes conservadoras e tradicionais.

O declínio do liberalismo se deu devido aos grandes problemas políticos e sociais que, depois da Primeira Guerra Mundial, surgiram na Europa Central tendo como consequência a entrada da Alemanha, Itália e outros países em crises profundas e prolongadas, contribuindo para o nascimento de sistemas totalitários como o fascismo, nacional-socialismo e outros.  

Após a Segunda Guerra Mundial e frente a outros movimentos de tendência democrata cristã, o liberalismo renasceu, prometendo constituir de novo uma opção no campo político e econômico.

Explicação: Espero ter ajudado

Perguntas interessantes