Português, perguntado por jhordanyakarynelopes, 8 meses atrás

Boa noite, preciso de recomendação de filmes tristes relacionados á suicídio (ou algo assim). Preciso para escrever uma história baseada nisso. Recomendações?

Soluções para a tarefa

Respondido por jujubenha777
1

“As Vantagens de Ser Invisível” e a solidão humana
O filme de 2012 é baseado no livro homônimo, e conduz o espectador ao fundo do poço que é a adolescência do protagonista, nos levando a compreender o quão únicas as mentes podem ser.
Além disso, expõe as dificuldades que alguém com transtornos mentais enfrenta ao se relacionar e se estabelecer na sociedade, principalmente na fase da adolescência.

Mais de 30% dos jovens sofrem de algum transtorno mental comum (TMC), que pode levar a depressão. Esses dados de 2016 significam que, em média, 1 em cada 3 jovens no país sofre com o adoecimento emocional em algum nível.

Algumas das possíveis causas desses TMCs ainda são a desigualdade social e a falta de conforto emocional dentro de casa, segundo a mesma pesquisa, que entrevistou mais de 85 mil jovens entre 12 e 17 anos das escolas brasileiras.

O peso da expectativa sobre o futuro, a falta de rotina saudável de sono e a dificuldade de acesso à educação de qualidade causa um desequilíbrio hormonal. Além disso, a falta de tato na relação familiar também é fator que coloca em risco a saúde mental e emocional dos jovens.

“As Vantagens de Ser Invisível” narra uma sequência de acontecimentos que ampliaram os traumas de Charlie, o protagonista.

“Então, esta é a minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim.” - As Vantagens de Ser Invisível

Charlie perdeu duas pessoas importantes, e isso mexeu com ele. A tia, sua pessoa favorita, e o seu melhor amigo, que havia cometido suicídio, eram as únicas pessoas com quem ele conseguia conversar. E foi justamente na ausência desses relacionamentos que o seu gatilho para um TMC transformou-se em uma crise que colocou em risco sua vida.

Além de se sentir culpado pelas perdas, Charlie sentia o peso de não conseguir estabelecer uma conexão afetiva sincera com outras, e o peso dessas situações o levou aos pensamentos suicidas e a sua internação.

>>> Leia também: Prevenção do suicídio: sinais e ações para prevenção.

Somente quando Charlie recebe ajuda é que ele começa a organizar os pensamentos em sua mente, entendendo que ele não tem culpa dos traumas aos quais foi submetido.

A ajuda profissional para lidar com a culpa e com as frustrações por não se encaixar nos padrões foi crucial, assim como o apoio da família e dos amigos.

O filme acertou no tom da abordagem do adoecimento mental, estimulando a busca por ajuda profissional, e ressaltando a importância de uma base de suporte.
Perguntas interessantes