boa noite me ajudem pfvv
Escreva brevemente sobre a questão: As “Fake News” podem ser entendidas como liberdade de expressão? Argumente
Soluções para a tarefa
Resposta:
não. fake News como o nome já diz ( falso) não pode ser associada como liberdade de expressão quando não beneficia ninguém e só que faz prejudicar
As Fake News fazem parte da liberdade de expressão pelo próprio conceito de liberdade de expressão: qualquer censura dentro da proposta de liberdade mata, exatamente, a liberdade que se quer defender.
Quem, afinal, define o que é uma "Fake News"? A quem a população dá esta enorme responsabilidade de dizer o que é verdade, o que é mentira, o que é fato e o que não é? Como confiar em total isenção do checador?
Fake News, em tradução literal, significa "Notícias Falsas". Podem ser consideradas informações falsas publicadas na internet, em uma definição geral . Começou-se a circular tal termo para denunciar desinformações e notícias falsas.
A principal consequência, contudo, das Fake News, é a utilização de tal termo por parte da imprensa para dizer o que é certo e o que é errado, o que é verdadeiro e o que é falso. O melhor exemplo disto são as empresas de "fact-checking" (agências de checagem de fatos).
O trabalho de tais agências, teoricamente, é o de checar se determinadas notícias são verídicas. Contudo, algumas perguntas devem ser levantadas:
- Quem são os tais checadores de notícias?
- O que os qualifica para exercerem esta tarefa monumental de checar a verdade de seus pares jornalistas?
- Quem checa os checadores?
- Há algum interesse político, ideológico ou econômico que financia ou move a atividade de tais agências?
Sem estas perguntas, esquece-se da antiga frase de Juvenal, traduzida para os tempos modernos nos gibis de Alan Moore:
- Quis custodiet ipsos custodes? (quem vigia os vigilantes?)
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/691184