boa noite gente pontos gratis a pergunta em baixo e so pra nao apaga a minha pergunta
Leia o texto a seguir para responder a questão.
As aventuras de Tibicuera
Erico Verissimo
Passaram-se algumas luas. Uma tarde eu ia escanchado* na cintura de minha mãe e o pajé da nossa tribo nos fez parar na frente de sua oca. Olhou para mim. Viu que eu era magro, feio e tristonho. O pajé era um homem muito engraçado. Como fazia troça* de toda a gente e de todas as coisas, diziam que ele era irônico. Pois o pajé me examinou da cabeça aos pés, sorriu e disse: “Tibicuera”.
O nome pegou. Toda a gente ficou me chamando Tibicuera. Tibicuera na nossa língua queria dizer cemitério. O nome sentava bem. Eu era magro e chorão. [...]
À noite eu via as danças dos índios ao redor de uma grande fogueira. Os tupinambás pulavam, faziam roda, rebolavam as ancas, erguiam os braços, batiam com os pés no chão. A fogueira tinha línguas de muitas cores. De dentro dela saltava um clarão que devorava a luz do luar, pintava de vermelho a cara dos guerreiros e ia bolir com o mato que estava dormindo.
Os guerreiros dançavam. Os tambores batucavam — bum-qui-ti-bum. bum-qui-ti-bum. bum, bum... Eu olhava para o céu. A lua parecia uma fogueira e as estrelas eram os índios dançando ao redor dela.
Um dia os tupinambás foram para a guerra. Os tambores soaram com raiva. O eco respondeu longe. O pajé reuniu o conselho. Os guerreiros prepararam suas armas. Dançaram os tacapes, os arcos, as frechas e as lanças. Depois os guerreiros entraram no mato. Só ficaram na taba os velhos, as mulheres e as crianças.
Comecei a sentir uma vontade muito grande de ficar homem para ir também à guerra.
VERISSIMO, Erico. As aventuras de Tibicuera – que são também as aventuras do Brasil. Porto Alegre: Globo, 1987. p. 5.
* escanchado: escarranchado, montado ou sentado com as pernas bem abertas
* troça: zombaria
De acordo com o texto, é correto afirmar que Tibicuera era
Escolha uma das opções abaixo:
A. um velho muito magro que sonhava ser jovem novamente.
B. um homem que não podia ser guerreiro, pois era magro demais.
C. uma criança que sonhava em crescer para se tornar um guerreiro.
D. uma moça tímida que queria ser um homem para poder ir para a guerra.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
letra C
Explicação:
No texto, dá pra perceber que Tibicuera era criança, pois no início do texto, ele estava ''escanchado'' na cintura da mãe (atitude tipicamente infantil).
Ele não é uma mulher, por os adjetivos estão todos em pronomes masculinos. Ele não podia ir para a guerra pelo fato de ser uma criança magricela. Por isso, queria crescer e ficar forte como um homem.
Fora do texto: Tibicuera nasce numa taba onde quase é morto pelo próprio pai, que logo pensou ao ver a criança magra e feia: ''filho fraco, não serve pra guerra''. (ou seja, é uma criança)
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Ed. Moral,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás