Boa noite , alguém poderia me ajudar é para amanhã pvfr
1- Segundo o texto, quais são as situações em que o mundo comum pode acabar?
2- Comente a seguinte afirmação : " O mundo comum acaba quando é visto somente sob um aspecto e só se lhe permite uma perspectiva ".
3- Apesar de que as diferenças estarem presentes no mundo comum e, ainda que os nossos desejos sejam diferentes, que discordemos sobre a melhor maneira de viver em sociedade, as nossas impressões podem ser comunicadas e compreendidas , e, dessa forma, é possível concordar ou discordar de um ponto de visto. Viver juntos é um desafio na medida em que nenhum ser humano é igual ao outro. Como podemos estabelecer pontos de convivência no mundo comum?
4- Segundo Arendt " a política diz respeito à coexistência e associação de homens diferentes ". Pesquise e indique decisões políticas que favoreceram a convivência no mundo comum . Dê exemplos da realidade brasileira.
Soluções para a tarefa
1. Para Arendth, em "A condição humana", as situações em que o mundo comum pode acabar são: isolamento radical, quando ninguém concorda com ninguém e, quando o mundo comum for considerado somente por uma perspectiva.
2. A expressão "O mundo comum acaba quando é visto somente sob um aspecto e só se lhe permite uma perspectiva", significa a perda da pluralidade e da multiplicidade dos variados aspectos que formam a individualidade.
3. A ideia de pontos de convivência no mundo em comum insere em si, a perspectiva de tornar comum o que é diverso. Não existem semelhanças ou diferenças. Existem singularidades compartilhadas que devem ser assimiladas ao comum.
4. Decisões políticas que favoreceram a convivência no mundo comum dizem respeito diretamente às políticas inclusivas. No Brasil temos hoje uma gestão educacional voltado principalmente para a diversidade.
Bons estudos!