Bloco Econômico
1° A formação de Blocos Econômicos se tornou essencial para o fortalecimento e expansão econômica no mundo globalizado. Quais os principais objetivos da formação desse blocos?
2° Os blocos econômico possuem distintos níveis de integração econômico e acordos comerciais. Alguns se preocupem em fazer acordos somente comerciais, outros de cunho político-econômico. Sendo assim, caracterize níveis de integração dos blocos econômico (Área de livre comércio, União Aduaneira, Mercado Comum, União Polícia e Monetária).
3° O que foi o Tratado de Maastricht?
POR FAVOR ME AJUDA AÍ PRECISO PARA SEGUNDA FEIRA
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-A formação dos blocos econômicos tem como principal objetivo estabelecer condições para dinamizar e intensificar a economia num mundo globalizado. Essas organizações realizam a redução e/ou eliminação das barreiras fiscais, impostos de importação e exportação entre os países integrantes do bloco. Esses acordos são formalizados por meio da Organização Mundial do Comércio (OMC).
2-Zona de preferências tarifárias: é um passo inicial de integração entre os países, de forma que esses adotam apenas algumas tarifas preferenciais envolvendo alguns produtos, tornando-os mais baratos em relação a países não participantes do bloco
Zona de livre comércio: consiste na eliminação ou diminuição significativa das tarifas alfandegárias dos produtos comercializados entre os países-membros. Assim como o tipo anterior, trata-se de um acordo meramente comercial
União Aduaneira: trata-se de uma zona de livre comércio que também adotou uma Tarifa Externa Comum (TEC), que é uma tarifa que visa taxar os produtos advindos de países não membros dos blocos. Dessa forma, além de reduzir o preço dos produtos comercializados entre os países-membros, a União Aduaneira ainda torna os produtos de países externos ao bloco ainda mais caros
Mercado Comum: é um bloco econômico que conta com um avançado nível de integração econômica, indo muito além de um acordo comercial, pois envolve a livre circulação de produtos, pessoas, bens, capital e trabalho, tornando as fronteiras entre os seus membros quase que inexistentes em termos comerciais e de mobilidade populacional.
União Política e Monetária: consiste em um mercado comum que ampliou ainda mais o seu nível de integração, que passa a alcançar também o campo monetário. Adota-se, então, uma moeda comum que substitui as moedas locais ou passa a valer comercialmente em todos os países-membros. Também é criado um Banco Central do bloco, que passa a adotar uma política econômica comum para todos os integrantes.
O único exemplo de mercado comum e, ao mesmo tempo, de união política e monetária é a União Europeia, que é hoje considerada o mais importante bloco econômico da atualidade em razão do seu avançado nível de integração. Em muitos casos, essa integração alcança até mesmo as decisões políticas que eventualmente são tomadas em conjunto pelos países-membros
3-O Tratado de Maastricht, também conhecido como Tratado da União Europeia, foi o tratado que constituiu politica e economicamente a União Europeia. Foi assinado em 7 de fevereiro 1992 na cidade Maastricht (Holanda). ... O tratado definiu os pilares principais para garantir a integração e funcionamento da União Europeia
Explicação:
Espero ter ajudado boa sorte!!
1 - Principalmente o de melhoria das relações econômicas.
Esses blocos buscam diminuir os custos entre eles, fazendo com que houvesse a circulação dos produtos entre eles, diminuindo as barreiras tarifárias eles se mantém mais fortes, fazendo assim com que melhores suas relações econômicas.
2 - Área de livre comércio: São áreas onde os países parceiros eliminam as barreiras tarifárias e cotas, fazendo com que os produtos deles tenha preferência em relação aos países que não fazem parte.
União Aduaneira: é uma espécie de zona de livre comércio, mas possui uma tarifa comum aos países participantes que é menor do que a dos países não participantes.
Mercado comum: São acordos que permitem que um grupo de países façam um acordo em relação a tarifas externas, ou seja, que regulam os preços para os países não participantes.
União política e monetária: É quando os países participantes possuem políticas em comum e uma mesma moeda.
3 - Foi um tratado que estabeleceu metas para a circulação de pessoas, dentro dos países participantes da união Europeia
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/2453203
Bons estudos!