Biologia, perguntado por lv667288, 6 meses atrás

biosfera texto de 20 linhas​

Soluções para a tarefa

Respondido por Ricabral
3

Resposta: A biosfera pode ser definida como o conjunto de todos os ecossistemas da Terra, ou seja, diz respeito às regiões habitadas do nosso planeta. Geralmente o termo biosfera relaciona-se com os seres vivos que aqui vivem, entretanto, o termo pode ser ampliado e usado para falar dos ambientes. O planeta Terra pode ser dividido em quatro camadas esféricas interligadas: litosfera, hidrosfera, atmosfera e biosfera. Essas quatro divisões englobam praticamente todas as características importantes do nosso planeta. Litosfera, por exemplo, é o nome dado à parte sólida formada a partir das rochas. Já a hidrosfera relaciona-se com a porção constituída por água, e a atmosfera é a camada de ar que envolve a Terra.  Por fim, temos a biosfera, que diz respeito às regiões do planeta que possuem seres vivos e está intimamente relacionada com as outras, uma vez que sem as outras partes do planeta, provavelmente, não existiria vida. Alguns autores preferem dizer que a biosfera seria formada pela litosfera, hidrosfera e atmosfera e que o melhor termo para descrevê-la seria ecosfera. Quando falamos em biosfera, devemos destacar a sua complexidade, a qual é resultado de vários fenômenos químicos, físicos e biológicos. Por causa desses vários fenômenos, podemos concluir que a biosfera está em constante modificação e que os seres vivos exercem papel fundamental nessas mudanças.

Respondido por gracagabi2009
1

Resposta:

Biosfera significa "esfera da vida". É definida como o ambiente que possui todas as formas de vida existentes no planeta Terra. A palavra tem origem do grego, e que “bios” quer dizer vida e “sfaira” é igual a esfera, por isso a denominação. O sol é a principal fonte de energia para a sua existência.  

Todos os ambientes naturais e comunidades do ecossistema estão incluídos na biosfera. O equilíbrio climático da Terra, juntamente com a presença de oxigênio e água, são elementos essenciais que contribuem para a existência e a manutenção da vida.

O planeta é enorme e portanto composto por diversas porções, no qual a biosfera é apenas uma pequena parte do que existe, apesar de possuir ambientes desde o fundo do mar até o ponto mais alto do globo.  

Quanto mais distante da esfera da superfície terrestre, menos condições de sobrevivência existirá, pois a biosfera compreende uma espessura entre 13km a 19km e a vida apenas existe dentro desse espaço. Os seres vivos necessitam de água, calor, luz e matéria para sobreviver e ela é o canal que possibilita tais recursos.  

É importante destacar que esse conjunto de ambientes está suscetível a diversas transformações que variam de acordo com as mudanças realizadas pelos seres vivos, especialmente os humanos. Os ambientes naturais sofrem alterações através de ações quase sempre irreversíveis.

Explicação:

Perguntas interessantes