bioquimica celula: água
Soluções para a tarefa
A água possui molécula assimétrica, formando polos, sendo uma molécula polar. Uma molécula de água interage com outras quatro moléculas de água através de pontes de hidrogênio. A água é conhecida como “solvente universal”, entretanto, dissolve apenas substâncias polares como sais, sendo chamadas de substâncias hidrofílicas. Substâncias apolares, como óleo, não se dissolvem na água, sendo hidrofóbicas. A água é de extrema importância para o organismo e atividades celulares, tendo como principais funções:
1) Transporte – carrega substâncias dissolvidas, como no sangue de animais e na seiva de plantas.
2) Controle térmico – em função do seu alto calor específico (c), a água demora para esquentar e demora para esfriar, permitindo a manutenção da temperatura, por exemplo, no suor.
3) Proteção contra choques mecânicos – proteção contra impactos no bebê durante a gestação através do líquido amniótico, além de manter o bebê flutuando para que o desenvolvimento não seja comprometido.
4) Lubrificante – permite que estruturas deslizem com menos atrito, por exemplo, o líquido sinovial presente na articulação do joelho, evitando desgastes excessivos.
5) Meio para reações químicas
– Desidratação – reação que envolve a perda de água, por exemplo, na união de aminoácidos no processo de síntese proteica.
– Hidrólise – reação de quebra de ligações químicas pela adição de água, como ocorre na quebra de proteínas no processo de digestão.
Embora a água seja essencial à vida, sua quantidade varia em função de três fatores, principalmente:
– espécie – normalmente os organismos mais simples a quantidade de água é maior.
– metabolismo – quanto mais alto o metabolismo, maior a quantidade de água.
– idade – à medida que a idade aumenta, a quantidade de água diminui.