biologia
(UFPR) Na questão adiante, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.O pinheiro-do-paraná - Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze. - é uma espécie arbórea nativa do Brasil, destacando-se fisionomicamente de tal forma que as florestas em que ocorre são comumente designadas como “florestas com araucária”, “pinheirais” ou “pinhais”. Sobre essa espécie e o tipo de vegetação em que ela ocorre, é correto afirmar:
01) As florestas com araucária têm ocorrência exclusiva no sul do Brasil, pois trata-se de uma região com temperaturas mais altas, propícias ao desenvolvimento da espécie. 02) Araucaria é o gênero a que pertence a espécie Araucaria angustifolia. 04) O pinheiro-do-paraná pertence ao grupo das angiospermas, pois forma um tipo de semente que é conhecida popularmente como pinhão. 08) A polinização do pinheiro-do-paraná é realizada por aves, enquanto a dispersão de suas sementes ocorre pelo vento. 16) Os nomes dos autores que aparecem junto ao nome científico do pinheiro-do-paraná são os dos responsáveis pela descoberta das florestas com araucária. 32) O pinheiro-do-paraná pertence ao grupo das coníferas, que reúne uma série de espécies de notável valor econômico. 64) A área central de ocorrência das florestas com araucária no Brasil está sujeita a um clima subtropical, com geadas. Somatória
Soluções para a tarefa
Resposta:
As corretas são;
02) Araucaria é o gênero a que pertence a espécie Araucaria angustifolia.
32) O pinheiro-do-paraná pertence ao grupo das coníferas, que reúne uma série deespécies de notável valor econômico.
64) A área central de ocorrência das florestas com araucária no Brasil está sujeita a um clima subtropical, com geadas.
Explicação:
Resposta:
Soma = 02+32+64= 98.
01) Está incorreta porque a região Sul possui clima mais frio e a Floresta de Araucária é encontrada também em áreas do Sudeste brasileiro.
04) Está incorreta porque o pinheiro-do-paraná é uma gimnosperma.
08) Está incorreta porque a polinização das gimnospermas é realizada, normalmente, pelo vento.
16) Está incorreta porque os nomes dos autores que estão localizados após o nome da espécie estão relacionados com as pessoas que descreveram a espécie. O nome entre parêntese indica o autor do primeiro nome dado a essa espécie, já o nome fora do parêntese indica aquele que fez uma nova combinação. Isso ocorre quando uma espécie muda de gênero.