BIOllOnCA B(UTAmCA. lONCWfS. INGlATCRftA3(UFG-GO) Observe esta imagem:Gravura, Abrahan Bosse. Extraída da obra Leviatã ou A matéria, forma e poder de uma comunidade de nações [Commonwealth] eclesiástica e civil, Thomas Hobbes de Malmesbury, 1651.Thomas Hobbes (1588-1679) ficou conhecido como um dos teóricos do absolutismo. Nessa ilustração da sua obra, sintetiza-se a formação do Estado absolutista.Explique a representação de poder expressa nessa imagem. /hi/H2/H9
Soluções para a tarefa
Esta imagem sintetiza a concepção de Hobbes a respeito do Estado: o Estado, encarnado na pessoa do próprio monarca, deve exercer o monopólio da violência (representado pela figura gigante que brande uma espada) de modo a garantir que nenhum dos cidadãos ouse usar da violência contra o outro, de modo que o único uso possível da violência seja o uso civil e com objetivo não de fazer impor uma ou outra concepção civil, mas o de fazer valer a ordem civil.
Este conceito de Hobbes tinha como pano de fundo as disputas religiosas entre católicos e protestantes, de modo que, para evitar um estado de guerra civil - a pior possibilidade possível para um povo - Hobbes defendia este Estado super poderoso, centralizado e inexpugnável.
*Resposta um pouco resumida*
Esta imagem representa a visão de Hobbes a respeito do estado onde o próprio monarca, deve exercer o monopólio da violência garantindo que nenhum dos cidadãos ouse usar da violência contra o outro, que o único uso possível da violência seja com o uso civil fazendo valer a ordem civil. Este conceito de Hobbes refletia as disputas religiosas entre católicos e protestantes, Hobbes defendia este Estado super poderoso, centralizado e inexpugnável, além de mostrar que ele era gigante de poder, e tinha o comando de todas aquelas terras minúsculas.