biografia sobre Oliveira Silveira (resumo)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Oliveira Ferreira Silveira nasceu em Rosário do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, em 1941. Era Filho de Felisberto Martins Silveira e de Anair Ferreira da Silveira. Formado em letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com especialização em língua francesa, e professor aposentado da rede pública de ensino.
Teve vida política intensa. Foi pesquisador, historiador, poeta, um dos criadores do Grupo Palmares, de Porto Alegre, Um dos fundadores do MNU-RS – Movimento Negro Unificado; integrante do Conselho Nacional de Promoção da igualdade Racial. Em reconhecimento a seu trabalho, recebeu várias distinções como a menção honrosa da União Brasileira de escritores, do Rio de Janeiro, pelo livro Banzo Saudade Negra, em 1969; medalha ao Mérito Cruz e Souza, da Comissão Estadual para Celebração do Centenário da Morte de Cruz e Souza – Florianópolis – SC, em 1998. Dentre diversas outras honrarias. Morreu em 01 de janeiro de 2009 aos 68 anos. Vítima de câncer. Deixou um extenso trabalho de valorização da luta do povo negro do Brasil.
Resposta:
Oliveira Ferreira Silveira (Rosário do Sul, 1941 - 1 de janeiro de 2009) foi um poeta brasileiro.
Formou-se em Letras (Português e Francês) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Militante do Movimento Negro em Porto Alegre, foi um dos fundadores do Grupo Palmares, sendo um dos líderes da campanha pelo reconhecimento do Dia da Consciência Negra em 20 de novembro[1].
Morreu de câncer, aos 67 anos[2].
Obras
Geminou (1962)
Poemas Regionais (1968)
Banzo Saudade Negra(1970)
Décima do Negro Peão (1974)
Praça da Palavra (1970)
Pelo Escuro (1977)[3]
Explicação: