Biografia Raposo Tavares
Soluções para a tarefa
Biografia de Raposo Tavares
Raposo Tavares (1598-1658) foi um bandeirante paulista, pioneiro da colonização do interior do Brasil. Foi juiz ordinário da Vila de São Paulo e Ouvidor de toda a capitania de São Vicente. Recebeu do rei D. João IV, o título de Mestre de Campo.
Raposo Tavares (1598-1658) nasceu em São Miguel de Pinheiro, no distrito de Beja, Portugal. Filho de Fernão Vieira Tavares e Francisca Pinheiro da Costa Bravo, veio para o Brasil com vinte anos acompanhando o pai que iria representar D. Álvaro Pires de Castro, donatário da capitania de Itamaracá, São Vicente e Santo Amaro. Seu pai assumiu a Capitania de São Vicente, da qual fazia parte a Vila de São Paulo.
Em 1622 casa-se com Beatriz Furtado de Mendonça, filha do bandeirante Manuel Pires e juntos tiveram dois filhos. Ficou viúvo e só depois de dez anos casa-se com Lucrécia Leme Borges de Cerqueira, também solteira e mãe de oito filhos. Lucrécia era filha do bandeirante Fernão dias Pais. Juntos tiveram uma filha.
Nessa época, capturar índios e vendê-los rendia um bom dinheiro. A partir de 1624 o comércio se intensificou, quando a Holanda invadiu a Bahia e dificultou a vinda de escravos africanos. Em 1629, Raposo Tavares seguiu para o sul, em direção a Guairá, uma região com várias aldeias catequizadas pelos jesuítas espanhóis. Pouco a pouco as aldeias e as missões vão sendo destruídas e os índios aprisionados. Em maio de 1629, depois de dez meses, Raposo Tavares regressa a São Paulo. Em 1632 é nomeado juiz ordinário da Vila de São Paulo.
Raposo Tavares parte em uma nova bandeira, em 1636, contra os jesuítas de Tape. Ocupa as aldeias e em 1638 retorna para São Paulo. O capitão-mor de São Vicente o presenteia com uma grande extensão de terra. A linha de Tordesilhas havia sido anulada, as regiões do oeste do Paraná, do sul de Mato Grosso e boa parte do Rio Grande do Sul, estavam incorporadas ao Brasil.
Em 1639, em lutas com os holandeses, Raposo Tavares e seus companheiros, são batidos nos combates marítimos e obrigados a uma retirada, partindo do Cabo de São Roque, no Rio Grande do Norte até a Bahia. Em 1642 recebe o título de Mestre de Campo.
Em 1647, no comando da “Bandeira dos Limites”, parte de São Paulo, vai em direção ao interior, em busca de minas de prata. Segue o curso dos rios Guaporé, Madeira e Amazonas, até chegar em 1651 em Gurupá, atual estado do Pará, com apenas 58 homens e sem a prata sonhada. Retornou a São Paulo três anos depois, percorrendo mais de 12 mil quilômetros. A bandeira assegurou a posse das terras dos atuais Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Antônio Raposo Tavares morreu no Estado de São Paulo, no ano de 1658