Sociologia, perguntado por klleiaoliveira16, 9 meses atrás

Biografia do Milton Santos

Soluções para a tarefa

Respondido por luanafalu
4

Milton Santos nasceu no município baiano de Brotas de Macaúbas, na região da Chapada Diamantina, em 3 de maio de 1926.Ainda criança, migrou com sua família para outras cidades do estado, como Ubaitaba, Alcobaça e, posteriormente, Salvador. Em Alcobaça, com os pais e os avós maternos (todos professores primários), foi alfabetizado e aprendeu álgebra e a falar francês.Seus pais eram Adalgisa Umbelina de Almeida Santos e Francisco Irineu dos Santos, casados em 1924.

Aos 10 anos, ingressou no internato do Instituto Baiano de Ensino, onde morou por dez anos.Foi no instituto que seu interesse por geografia começou, especialmente pelas aulas do professor Oswaldo Imbassay.Com apenas 13 anos, já lecionava matemática no instituto e aos 15 começou a lecionar geografia. Ao terminar os estudos ginasiais, Milton fez o curso pré-jurídico entre 1942 e 1943 e com 18 anos, prestou o vestibular para direito na Universidade Federal da Bahia, em Salvador, formando-se em 1948. Mas não deixou o interesse pela geografia de lado, prestando concurso para professor catedrático no Colégio Municipal de Ilhéus. Enquanto ainda era estudante, tanto no instituto quanto na universidade, foi membro ativo da militância de esquerda.

Além do magistério, Milton também foi jornalista em Ilhéus, onde conheceu sua futura esposa, Jandira Rocha, com quem teve um filho, Milton Filho. Ele trabalhava no jornal "A Tarde", primeiro como correspondente, depois como editor e nessa época fez amizade com vários políticos de esquerda. Nesta época, escreveu o livro Zona do Cacau, posteriormente incluído na Coleção Brasiliana, já com influência da escola francesa do pós-guerra, a qual, inicialmente, era voltada para a geomorfologia e os aspectos climáticos, com influência de pensadores como (Pierre Birot, Jean Dresch e Jean Tricart). Gradualmente, passou a se interessar por uma apreensão global do meio físico-natural, incorporando também aspectos demográficos e a dimensão econômica nas relações cidade campo, com (Pierre George).

Doutorado

Depois de seu casamento com Jandira, a família se mudou de Ilhéus para Salvador, onde Milton ingressou no serviço público e na carreira acadêmica, tornando-se professor da Universidade Católica do Salvador, em 1956. No Congresso Internacional de Geografia, sediado no Rio de Janeiro, Milton foi convidado para fazer doutorado na França. Entre 1956 e 1958, Milton concluiu seu doutorado na Universidade de Estrasburgo, com a tese 'O Centro da Cidade de Salvador', sob orientação do professor Jean Tricart.

Ao regressar ao Brasil, criou o Laboratório de Geomorfologia e Estudos Regionais, mantendo intercâmbio com os mestres franceses. Em 1960, tornou-se Livre Docente em Geografia Humana pela Universidade Federal da Bahia.[4] Nessa época, teve presença marcante na vida acadêmica, em atividades jornalísticas e políticas de Salvador. Em 1961, viajou a Cuba, como editor do jornal A Tarde, com a comitiva de Jânio Quadros, então eleito Presidente da República. Logo após ser empossado, Jânio o convidou para ser subchefe da casa civil na Bahia, cargo que exerceu durante o curto mandato do presidente.[10]

Em 1963, o então governador da Bahia, Lomanto Júnior, nomeou-o presidente da Comissão de Planejamento Econômico (CPE), cargo que ele deixou em 1964. Enquanto exerceu esse cargo, Milton Santos tratou de temas de política econômicae planejamento regional, a partir de uma perspectiva científica, sem, no entanto, negligenciar seu trabalho no Laboratório de Geomorfologia e Estudos Regionais.[10] Chegou a prestar concurso para lecionar na Universidade Federal da Bahia, mas o golpe militar de 1964 interrompeu seus planos.

Respondido por mnmnmn69
5

Biografia de Milton Santos:

Milton Santos nasceu em 3 de maio de 1926 em brotas de macaubas, Bahia. Em bora formado em direito, sempre lecionou geografia nas escolas de ensino médio da Bahia. Em 1958, concluiu um doutorado em geografia, na universidade de strasbourg, França. Foi colaborador dos jornais da tarde, de Salvador e da folha de São Paulo.

Esteve sempre envolvido com a política; em 1960 participou do governo, mas em 1964 foi preso em decorrencia do golpe militar. Apos sua saída da prisão trabalhou em universidades da França, Canadá, Estados Unidos, Venezuela e Tanzânia na África.

Retornou ao Brasil em 1977, pois queria que seu segundo filho nascesse na Bahia. Em 1978, iniciou sua carreira na universidade de São Paulo, lecionando na faculdade de arquitetura e urbanismo e posteriormente na universidade federal do Rio de Janeiro. Ao voltar para São Paulo tornou-se professor de faculdade de geografia da USP. Recebeu título de doutor honoris causa na universidade de Toulouse, Buenos Aires, Madri e Barcelona e outros no Brasil, destacando o de professor Emérito da faculdade de filosofia, letras e ciências humanas da USP.

MILTON SANTOS foi o primeiro nativo de um país de terceiro mundo a receber o prêmio vatrin lud, uma espécie de prêmio Nobel da geografia. faleceu em 24 de junho de 2001, em São Paulo.

Algumas obras: pobreza urbana (1978); O espaço dividido: dois circuitos da economia urbana (1979); Manual de geografia urbana (1981); Ensaios sobre a urbanização latino-americano (1982).

Perguntas interessantes