Física, perguntado por LuizeMP, 1 ano atrás

Biografia do Físico Fresnell

Soluções para a tarefa

Respondido por luanaquintao5747yt
1
Augustin-Jean Fresnel. Nasceu em Broglie, a 10 de Maio de 1788, e, faleceu em Ville-d'Avray, a 14 de Julho de 1827. Augustin-Jean Fresnel foi um físico francês. Fresnel contribuiu significativamente na teoria da óptica ondulatória. Estudou o comportamento da luz tanto teórica como experimentalmente. É considerado ofundador da óptica moderna.
Respondido por heybitchs
1
Augustin-Jean Fresnel.Nasceu em Broglie, a 10 de Maio de 1788, e, faleceu em Ville-d'Avray, a 14 de Julho de 1827. Augustin-Jean Fresnel foi um físico francês. Fresnel contribuiu significativamente na teoria da óptica ondulatória. Estudou o comportamento da luz tanto teórica como experimentalmente. É considerado o fundador da ópticamoderna.


Biografia


Fresnel, filho de um arquiteto, nasceu em Broglie (Eure). Sua aprendizagem foi lenta, e todavia era incapaz de ler quando contava com oito anos de idade. Aos treze anos entrou na École Centrale de Caen, e aos dezesseis naÉcole Polytechnique, onde se graduou com honras. Desde então entrou àÉcole nationale des ponts et chaussées. Trabalhou como engenheiro nas regiões de Vendée, Drôme e Ille-et-Vilaine; mas depois de apoiar aos Borbones em 1814 perdeu seu cargo quando Napoleão voltou ao poder. Na segunda restauração monárquica obteve um emprego como engenheiro em Paris, onde passaria grande parte de sua vida. Suas investigações em óptica, que continuariam até a sua morte, parece que começaram no ano de 1814, quando escreveu o esboço de um ensaio sobre a aberração óptica que, entretanto, não seria publicado. Em 1818, escreveu uma memória sobre adifração pela qual lhe seria outorgado no ano seguinte o prêmio da Academia francesa de ciências de Paris. Em 1819, foi nomeado comissário para os faróis, pois ele foi o primeiro a construir um tipo especial de lentes, chamados lentes de Fresnel, que substituiriam aos espelhos. Em 1823, foi nomeado unanimemente membro da academia e em 1825 passou a ser membro daRoyal Society de Londres, que em 1827, quando se enfrentava a enfermidade que o mataria, lhe premiaram com a Medalha Rumford. Faleceu de tuberculose em Ville-d'Avray, próximo de Paris. Seus trabalhos em óptica receberam durante sua vida pouco reconhecimento público, e alguns de seus trabalhos não foram publicados pela Académie des Sciences até muito depois de sua morte. Mas, como escreveu a Thomas Young em 1824, “todos os elogios recebidos deFrançois Arago, Pierre Simon Laplacee Jean-Baptiste Biot nunca lhe deram tanto prazer como o descobrimento da verdade teórica ou a confirmação de um cálculo por um experimento”.

Perguntas interessantes