Filosofia, perguntado por adairjcruz, 5 meses atrás

Biografia de Platão
Platão (427-347 a.C.) foi um filósofo grego da antiguidade, considerado um dos principais pensadores da história da filosofia. Nasceu em Atenas, Grécia, provavelmente no ano 427 a.C e pertencia a uma das mais nobres famílias daquela cidade. Como todo aristocrata de sua época, recebeu educação especial, estudou leitura e escrita, música, pintura, poesia e ginástica. O filósofo deixou seu legado teórico em cerca de trinta obras e as mais conhecidas da atualidade são: República (sobre a justiça e o Estado Ideal), Protágoras (sobre o ensinamento da virtude), Banquete (sobre o amor), [...] , Crátilo (o primeiro tratado sobre a origem e a natureza da linguagem).

Referências:
FRAZÃO, Diva. Platão: filósofo grego da antiguidade. Disponível em: . Acesso em: 21 fev. 2021.
SILVA. Vera Lucia da. Linguística I. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. [Unidade II].

Para os estudiosos da linguagem humana, especificamente, os linguistas, Crátilo é uma obra importante que precisa ser lida, pois trata-se:

Alternativas
Alternativa 1:
De um diálogo entre os filósofos Crátilo, Hermógenes e Sócrates sobre a especificidade natural ou convencional/arbitrária da língua, posteriormente utilizada por Saussure para desenvolver a teoria do signo linguístico.

Alternativa 2:
De um diálogo entre os filósofos Crátilo, Aristóteles e Sócrates sobre a especificidade natural ou convencional/arbitrária da língua, posteriormente utilizada por Platão para desenvolver a teoria do signo linguístico.

Alternativa 3:
De um diálogo entre os filósofos Crátilo, Pitágoras e Sócrates sobre a especificidade natural ou convencional/arbitrária da língua, posteriormente utilizada por Crátilo para desenvolver a teoria do signo linguístico.

Alternativa 4:
De um diálogo entre os filósofos Crátilo, Tales de Mileto e Sócrates sobre a especificidade natural ou convencional/arbitrária da língua, posteriormente utilizada por Pitágoras para desenvolver a teoria do signo linguístico.

Alternativa 5:
De um diálogo entre os filósofos Crátilo, Xenofonte e Sócrates sobre a especificidade natural ou convencional/arbitrária da língua, posteriormente utilizada por Saussure para o teste seletivo da Universidade.

Soluções para a tarefa

Respondido por laraluanda
11

Resposta: Alternativa 1

Explicação: Crátilo foi uma obra produzida a partir do diálogo de três filósofos – Crátilo, Hermógenes e Sócrates – que debatiam sobre a especificidade da língua. E Ferdinand de Saussure desenvolveu a teoria do signo linguístico

Perguntas interessantes