Português, perguntado por ca7mirallcristie, 1 ano atrás

biografia de machado de assis resumo? gostaria de saber, por favor.

Soluções para a tarefa

Respondido por alexialunkes1
15
Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908) é considerado o maior nome da Literatura Brasileira. Viveu entre os períodos do Romantismo e do Realismo. Ele foi um escritor completo: escreveu vários romances, além de contos, teatro, coletâneas de poemas e mais de seiscentas crônicas. Ele também foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, como também o seu primeiro presidente.  
Ele nasceu numa chácara no morro do Livramento (Rio de Janeiro) em 21/06/1839 (época do Brasil Imperial). Era filho de um pintor (José Francisco Machado de Assis) e de uma lavadeira (Leopoldina Machado de Assis). Sua família era humilde e ele foi criado pela madrasta após perder a sua mãe ainda na infância.

Estudou em escola pública, trabalhou como aprendiz de tipógrafo, revisor, funcionário público e colaborou em algumas revistas da cidade (Gazeta de Notícias, Jornal do Comércio e Revista Ilustrada). Publicou seu primeiro poema em 1855 na revista Marmota Fluminense.

Casou-se com Carolina em 1869 (o casal não teve filhos). Morreu de câncer em 1908, no Rio de Janeiro, deixando-nos o legado de uma obra literária monumental.
Seu livro de estreia foi "Ressurreição" (publicado em 1872) e a sua obra se divide entre as épocas do Romantismo (primeira fase) e do Realismo (segunda fase).

Na fase romântica, seus personagens ganharam os traços do Romantismo e os relacionamentos amorosos foram a principal temática de seus livros. Foi nesse período que Machado de Assis escreveu os seguintes livros: Ressurreição (em 1872), A Mão e a Luva (em 1874), Helena (em 1876) e Iaiá Garcia (em 1878). 
Na segunda fase de sua produção (Realismo), os livros de Machado de Assis passaram a abordar o aspecto psicológico dos personagens, fazendo uma análise mais realista e profunda do ser humano, revelando suas necessidades, qualidades e defeitos. Os principais livros desse período foram: Memórias Póstumas de Brás Cubas (em 1881), Quincas Borba (em 1892), Dom Casmurro (em 1900) e Memorial de Aires (em 1908).
Respondido por albqque
4

Joaquim Maria Machado de Assis, conhecido como Machado de Assis, foi um dos maiores  nomes da literatura brasileira. Ele escreveu em todos os gêneros literários, tendo como suas maiores obras Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro.

Vida pessoal

  • Machado nasceu no Rio de Janeiro e habitou no morro do livramento, sendo um exemplo de brasileiro extremamente pobre.
  • Ele publicava em jornais suas poesias e crônicas depois de muita luta para conseguir conquistar seu lugar, visto que não frequentou a universidade e dificilmente frequentava escolas públicas.
  • Machado também trabalhou em diversos setores públicos, e foi o fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.

Morte

  • Machado sofreu em seus últimos dias de vida de ataques epiléticos, sendo tratado com medicina oriental e ocidental.
  • O quadro dele piorou quando sua esposa, uma jornalista portuguesa, faleceu.
  • Machado de Assis morreu 69 anos de idade com uma úlcera cancerosa na boca, arteriosclerose generalizada e esclerose cerebral.

Saiba mais sobre Machado de Assis aqui: https://brainly.com.br/tarefa/9444897

#SPJ2

Perguntas interessantes