Sociologia, perguntado por reiiiiiiis1431, 1 ano atrás

biografia de indira gandhi

Soluções para a tarefa

Respondido por ketlen106
5
Indira Gandhi (1917-1984) foi primeira-ministra da Índia, entre os anos de 1966 e 1977 e entre 1980 e 1984. A primeira mulher a ocupar o cargo de chefe do governo indiano.

Indira Gandhi (1917-1984) nasceu em Allahabad, Índia, no dia 19 de novembro de 1917. Filha única de Kamla e de Jawaharlal Nehru, futuro primeiro-ministro indiano. Cresceu durante um período turbulento em que a Índia lutava para se libertar da colonização inglesa. Estudou em colégios na Índia e na Suíça. Cursou Administração Pública na Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Começou na política em 1939, quando se filiou ao partido do Congresso Nacional Indiano, tendo como líderes o seu pai e Mahatma Gandhi. Em 1942 casou-se com o jornalista Feroze Gandhi, com quem teve dois filhos. Tornou-se ativista do movimento pela independência do país, chegou a ser presa e passou 13 meses na prisão.

Em 1947, as diversas sublevações populares, seguidas de violentas repressões dos ingleses, levaram o governo trabalhista de Clement Attlee conceder a independência mediante a divisão da Índia em dois Estados: A República do Paquistão, de população muçulmana e a República da União Indiana, que passou a ser chefiada pelo Primeiro Ministro Nehru.

Indira Gandhi acompanhou o pai em todas as visitas oficiais e foi sua conselheira para os assuntos nacionais. Em 1955, foi eleita para o conselho executivo do Partido do Congresso Nacional e depois assumiu a presidência do partido. Em 1959 foi nomeada Ministra da Informação e Radiodifusão. Após a morte de Nehru, em 1964, um de seus principais assessores, Lal Bahadur Shastri, se tornou Primeiro-Ministro.

Em 1966, com a morte repentina de Shastri, Indira Gandhi foi eleita Primeira-Ministra, tornando-se a primeira mulher chefe de governo na Índia. Apesar de adotar medidas importantes para o desenvolvimento do país, que resultaram no aumento da produção de alimentos, no crescimento dos setores industriais, principalmente na produção de máquinas, computadores, satélites, foguete e até na fabricação da bomba atômica, que foi concretizada em 1974, persistiram, entretanto os graves problemas na política interna.

Os violentos conflitos étnicos e religiosos aumentaram, a rivalidade entre hindus e muçulmanos se agravou. Nova guerra ocorreu resultando na independência da província paquistanesa de Bengala, que se tornou República de Bangladesh. Em 1975, acusada pela Alta Corte de Allahabad de ter se beneficiado de reformas nas leis eleitorais, Indira Gandhi foi condenada e perdeu as eleições de 1977, mas retornou vitoriosa em 1980.

Em 1984, um dos mais graves conflitos envolveu os muçulmanos sikhs, O templo Dourado, importante reduto daquele grupo, foi invadido por ordem de Indira, e seu líder foi morto. Como vingança, os sikhs, que pretendiam a criação de um Estado independente na região de Punjad, assassinaram Indira.

Indira Gandhi faleceu em Nova Délhi, na Índia, no dia 31 de outubro de 1984.

Perguntas interessantes