História, perguntado por tenti1vez, 1 ano atrás

Biografia de Henry Ford

Soluções para a tarefa

Respondido por mari6239
5
Henry Ford (1863-1947) foi um empresário norte-americano, o fundador da Ford Motor Company. Foi o primeiro a implantar a linha de montagem em série na fabricação de automóveis. Foi um grande inventor, responsável por 161 patentes.

Henry Ford nasceu em Springwells, nos Estados Unidos, no dia 30 de julho de 1863, era descendente de belgas e irlandeses. A experiência de Ford com as máquinas começou na fazenda do pai, onde trabalhava na manutenção dos motores. Seu negócio era a mecânica. Com 13 anos, após a morte da mãe, mudou-se para Detroit, onde trabalhou como aprendiz em diversas oficinas.

Depois de reunir dinheiro para estabelecer-se por conta própria, com uma fábrica de arados a vapor, viu seu negócio não dar certo, não conseguia vender seus arados. Voltou à condição de mecânico, trabalhando na Edison Illuminating Company. Por volta de 1888, demitiu-se do emprego, decidido a tornar-se fabricante de automóveis. Nesse mesmo ano, casa-se com Clara Jane Bryant, o casal teve um único filho, em 1893, Edsel Bryant Ford.

Henry Ford conseguiu dinheiro e montou sua primeira oficina no subúrbio de Detroit. A instalação era precária, mas foi dali que saiu seu primeiro “quadriciclo”, que consumia pouco e desenvolvia uma velocidade razoável. O primeiro passo estava dado, mas a intenção de Ford era produzir um carro grande para conduzir a família.

Em 1903, junto com alguns amigos fundaram a Ford Motor Company, que trabalhando pelo processo de padronização lançou seu primeiro carro: o “Modelo A”, de dois cilindros. O sucesso foi rápido, logo a empresa produzia cem veículo por dia. A ideia de expansão logo veio, comprou as ações dos investidores e sozinho passou a fabricar um só modelo: o “Modelo T”, que foi posto no mercado em 1908, ao preço de 850 dólares.

Em 1912, já produzia o “Modelo T”, ou “Ford Bigode” como ficou conhecido, por um preço bem mais barato, restava inventar um modo de montar um carro atrás do outro, sem parar. E foi exatamente isso que Henry Ford fez, criando a linha de montagem – um processo que revolucionou a fabricação de automóveis. Graças a montagem em série, em 1925, um novo Ford ficava pronto em 15 segundos.

Vendo que outras empresas lhe tomavam parcelas do mercado de carros, Henry Ford acelerou ainda mais a sua produção, eliminou os intermediários, adquiriu florestas, minas de ferro e carvão, ferrovias e até uma frota de navios. Com isso, a organização Ford tornou-se um verdadeiro império, que em 1928, empregava mais de 200.000 operários, para fabricar 6.000 carros por dia, além de caminhões, tratores, ônibus etc.

Henry Ford inovou no tratamento com os funcionários, reduzindo as horas de trabalho e incentivando-os com sucessivos aumentos de salários. Ainda repartiu o controle acionário com os empregados.

Henry Ford, que apesar de revolucionário e progressista em diversos aspectos, era também um conservador no sentido administrativo, onde sua palavra era lei. O grande empreendedor faleceu em Dearbom, Estados Unidos, no dia 07 de abril de 1947

Respondido por jeosafaphd
3

Trabalho Gestão empresarial: ETEC Escola Técnica Estadual.

Henry Ford. Empreendedor

O empresário e inventor norte americano responsável pela evolução da indústria automobilística, Fundador da Ford Motor Company, criador do modelo Ford T e do sistema de produção em série, conhecido como Fordismo.

Iniciou sua vida como um simples mecânico, chegando a ocupar o cargo de engenheiro chefe da “Edison Illuminating Company”, em Detroit. Empresa essa de propriedade de Thomas Edison.

Com a inovação na produção de automóveis de sua empresa, cria-se o Fordismo, com seus princípios em: Intensificação modelo esse que consiste em reduzir o tempo de produção com o emprego imediato dos equipamentos e matérias-primas com a rápida colocação do produto no mercado. A Economicidade que consiste em reduzir ao mínimo o estoque da matéria-prima em transformação, de tal forma que uma determinada quantidade de automóveis (a maior possível) já estivesse sendo vendida no mercado antes do pagamento das matérias-primas consumidas. O princípio de Produtividade que consiste em aumentar a quantidade de produção por trabalhador na unidade de tempo mediante a especialização e a linha de montagem, e o uso de máquinas operadas pelo homem no processo de produção, que agilizava a saída desse produto.

O Ford Modelo T, que no Brasil foi apelidado de Ford de Bigode, se tornou o produto que popularizou o automóvel, foi produzido por 19 anos entre os anos de 1908 e 1927 era um veiculo um veículo fácil de dirigir, bonito, robusto, de simples manutenção, seguro e principalmente barato. Isso ajudou a imprensa e o nome Ford crescerem no mercado. Para facilitar a produção do Ford T, Henry Ford criou um sistema de esteira, que movimentava o carro de forma que cada operário executasse a sua operação com mais facilidade, isto aumentou em muito a produtividade, um carro ficava pronto a cada 98 minutos. Em 1913 a fábrica já produzia 800 carros por dia. Em 1926 já tinha 88 usinas e produzia 2.000.000 de carros por ano. Feitos esses que foram fundamentais para a modernização que caracterizou a Segunda Revolução Industrial.

Enquanto que para os empresários o Fordismo foi muito positivo, para os trabalhadores ele gerou complicações, como o trabalho repetitivo e desgastante, a falta de visão geral sobre todas as etapas de produção e baixa qualificação profissional dos operários. O sistema também se baseava no pagamento de baixos salários como forma de reduzir custos na produção. Estabeleceu a jornada de 8 horas de trabalho com o salário mínimo de U$5,00/dia trabalhado.

Devido à rigidez do método produtivo, o fordismo entra em declínio a partir da década de 1970. Nesta época aconteceram as sucessivas crises do petróleo e a entrada dos japoneses no mercado automobilístico, com novos modelos de administração e produção que tomaram o mercado.

Bibliografia:

Referencias de paginas na rede - TodaMatéria/ Artigos/ Significados/ SuaPesquisa/ R7educação.

Livro - Gestão Empresarial de Taylor aos nossos dias.

Perguntas interessantes