Biografia de Fernão Lopes
Soluções para a tarefa
Resposta:
Fernão Lopes foi um escritor português responsável pelo início do movimento humanista em Portugal. Ele é considerado o “pai da historiografia portuguesa” e uma das principais figuras da literatura medieval.
Sua eleição para guarda-mor da Torre do Tombo em 1418, tornou-se o marco inicial do humanismo em Portugal.
Nascido em finais do século XIV (entre 1380 e 1390), Fernão Lopes provavelmente nasceu em Lisboa, capital de Portugal. Ainda que exista pouca informação sobre sua vida, acredita-se que sua origem seja humilde.
No entanto, durante sua vida prestou serviços para a coroa portuguesa como escrivão e cronista, o que lhe garantiu uma posição melhor.
Isso porque Fernão teve grande preocupação em relatar a história de Portugal sendo, portanto, um dos grandes renovadores da historiografia portuguesa.
Sua visão imparcial sobre os fatos foi, sem dúvida, uma de suas maiores contribuições. Isso porque o escritor tinha o intuito de separar as lendas dos fatos reais e ainda, dar prioridade ao povo, em detrimento da visão idealizada dos reis e governantes.
Como cronista-mor do Reino de Portugal ele ficou responsável por escrever as narrativas de reis. Eleito em 1418 como guarda-mor da Torre do Tombo em Lisboa, Fernão permaneceu no cargo até 1454.
Sabe-se que ele casou e teve um filho que lhe deu um neto bastardo. Ainda que não seja certo sua morte, é provável que Fernão tenha falecido em Lisboa em 1460, com cerca de 80 anos de idade.