História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

biografia de Esopo o contador de fabulas e como foi sua morte

Soluções para a tarefa

Respondido por FelipeJunior10
5
Esopo: - Foi um lendário escritor grego que teria vivido na antiga Grécia. A êle se atribui a paternidade da fábula como gênero literário.
Foi o maior fabulista do século VI a.C. Não se sabe ao certo o local de seu nascimento. Muitas cidades clamam para si esta honra, entre elas estão Atenas, Trácia, Frígia, Etiópia, Samos e Sardes.
É um personagem mais lendário do que histórico, pois todos os dados que temos são discutíveis. Consta que teria morrido em Delfos.
A história conta que êle teria sido um escravo muito inteligente, cujo dono ao descobrir suas fábulas o teria libertado. Depois de livre viajou pelo mundo conhecido de então passando pelo Egito, a Babilônia e o Oriente. Não existe prova concreta que que tenha escito alguma coisa. O que consta é que suas fábulas passaram de boca em boca até serem reunidas num volume escrito por Demétrio de Falera em 325 a.C. As obras a êle atribuidas sempre sugeram normas de conduta exemplificadas pela participação de animais, de homens, deuses, plantas e outras coisas inanimadas. Seus escritos eram originais da cultura popular onde os animais falam, cometem erros, são sábios ou tolos, maus ou bons, como são os homens em todos os tempos. Sua meta era mostrar, com pequenas histórias, como são os seres humanos em suas atitutes tanto para o bem como para o mal.
As fábulas reunidas que lhe são atribuidas formam um conjunto de pequenas histórias, de caráter moral e alegórico, tendo animais e plantas nos papeis principais. Essas pequenas histórias eram muito apreciadas na Atenas do século V a.C
Perguntas interessantes