Matemática, perguntado por sthefanycristini, 1 ano atrás

Biografia de Batolomeu Pitiscus

Soluções para a tarefa

Respondido por lupycostagbi3
0

__________________________________________________________

Bartolomeu Pitiscus foi um astronomo , matemático, e também teólogo Alemão do século XVI. Nasceu em 24 de agosto de 1561 e faleceu no dia 2 de julho de 1613. Ele atuou como pregador da corte na cidade de Breslau.

Ele foi o criador do termo trigonometria.

_______________________

Bons estudos anjo, e boa noite :)

- Anjinha

Respondido por rafareisb2
0

Resposta:

Bartholomaeus Pitiscus (Grünberg in Schlesien, 24 de agosto de 1561 — Heidelberg, 2 de julho de 1613) foi um astrônomo, matemático e teólogo alemão do século XVI.

Criou o termo trigonometria. Foi um teólogo calvinista que atuou como pregador da corte na cidade então chamada Breslau, daí a sua imagem na praça da cidade.

Nascimento: 3 de setembro de 1561

Zielona Góra

Morte: 2 de julho de 1613 (51 anos)

Heidelberg

Alma mater: Universidade de Heidelberg

Ocupação: matemático, astrônomo, teólogo

Religião : Protestantismo

Explicação passo-a-passo:

O termo trigonometria foi criado em 1595 pelo matemático Bartholomaus Pitiscus, com sua etimologia ligada à junção dos prefixos gregos “trigono” + “metria”, ou seja, medir o que tem três ângulos. O estudo grego da trigonometria inicia-se segundo Teôn de Alexandria com Hiparco, que viveu em torno de 140 a.C, realizando segundo a crença a primeira tabela trigonométrica, segundo EVES (2004), Hiparco foi a figura de transição entre a astronomia babilônica e a obra de Ptolomeu.

Foi Hiparco, ou talvez Hipsicles (c. 180 a. C), quem introduziu na Grécia a divisão do círculo em 360°; sabe-se ainda que Hiparco propugnava a localização de pontos sobre a superfície da Terra por meio de latitudes e longitudes. (EVES, 2004:202)

Baseado nas obras de Hiparco, Cláudio Ptolomeu que viveu por volta de 150 d.C., no inicio da era Cristã desenvolveu o trabalho grego definitivo em astronomia chamado o Almagesto de Ptolomeu composto de 13 livros, o qual teve grande influência devido a sua elegância e estilo, e foi considerado o trabalho modelo de astronomia até o tempo de Nicolau Copérnico e Kepler. (Kennedy, 1992:28)

Cláudio Ptolomeu construiu sua tábua de cordas a qual é trabalhada dentre outros assuntos nos livros I e II de ½º à 180º, com acréscimos de meio em meio grau, e subdividiu cada parte dos 360° do círculo estabelecido por Hiparco em 60 partes, chamadas partes minutae primae, e cada parte obtida, em 60 partes chamadas partes minutae secundae, da onde derivou nossa divisão de ângulos em minutos e segundos.

Desta forma a medida da corda de um ângulo de 90° seria:

Crd 90° = = 84p51´10´´ em sua expressão sexagesimal, tomando-se R=60

Um pouco antes de Claudio Ptolomeu, estava Menelau de Alexandria que se acredita ter vivido por volta de 100 d. C., e quem escreveu um tratado de seis livros sobre cordas mencionados por Têon de Alexandria que se perdeu. De Menelau chegou até nós sua obra Sphaerica, que trata da trigonometria esférica, sendo este o primeiro trabalho conhecido, até o momento sobre o tema. Infelizmente o original grego se perdeu na história. Tudo que resta é uma versão árabe traduzida mil anos depois, e recheada de comentário dos tradutores.

Perguntas interessantes