biografia de Aristóteles e Platão
Soluções para a tarefa
Aristóteles:
Foi um filósofo da Grécia Antiga que nasceu em Estagira. por volta de seus 16 anos, foi para a cidade de atenas, um grande centro intelectual na antiguidade, e lá permaneceu muitos anos estudando na Academia, uma escola fundada pelo renomado filósofo Platão. Após a morte de Platão Aristóteles saiu de Atenas e só retornaria àquela cidade doze anos mais tarde. Nesse intervalo Aristóteles atuou como preceptor de um príncipe da Macedônia que mais tarde seria conhecido como Alexandre, o Grande.
Após regressar a Atenas, Aristóteles fundou uma escola, o Liceu, onde se estudavam diversos assuntos, como botânica, biologia, lógica, música, matemática, astronomia, medicina, cosmologia, física, historia da filosofia, metafísica, ética, retórica, poética e política. Nesse período, ele já havia desenvolvido um pensamento bastante diferente do de seu mestre Platão. Ambos valorizavam o universal sobre o particular, as ideias sobre as coisas. Entretanto, enquanto Platão acreditava que as ideias existiam em si mesmas, em um mundo separado e superior, Aristóteles propunha que elas eram essências, as quais existiam nas próprias coisas.
Platão:
Platão é considerado um dos mais importantes filósofos da história. Suas principais obram foram escritas na forma de diálogos, e em muito deles Sócrates figura como personagem central. Embora Sócrates tenha sido a principal influência intelectual de Platão, este também incorporou em sua obra elementos da Filosofia de Heráclito, Permênides e dos pitagóricos.
Dois fatos marcaram profundamente a juventude de Platão: a Guerra do Peloponeso, na qual Esparta saiu vitoriosa sobre Atenas e estabeleceu um governo oligárquico conhecido como tirania dos trinta; e, após a restauração da democracia, a morte de Sócrates, que, acusado injustamente de corromper os jovens, foi condenado a beber vwneno.