biodiversidade da africa do sul? heeelllpppp :)
Soluções para a tarefa
A África é composta por alguns biomas, como por exemplo, a savanas, a vegetação é, geralmente, baixa, com arbustos e pequenas árvores espalhadas, nesse bioma só um único tipo de árvores pode dominar a paisagem por grandes áreas. Nenhum outro bioma vence esse em questão da fauna, as savanas são compostas por grandes carnívoros e herbívoros, como a girafa, os leões, rinocerontes, as capivaras e aves como o avestruz e a ema. Uma das características das savanas é que as chuvas não são uniformes, por isso pode ocorrer alguns longos períodos de seca, e com a vegetação baixa, é mais fácil a ocorrência de queimadas.
Outro exemplo de bioma é o deserto, é localizado em regiões de altas pressões e onde os ventos se originam, por isso é difícil a umidade alcançar essas áreas. O clima é geralmente quente, mas existem alguns que são de alta temperatura, como por exemplo, nas montanhas do Tibet na Ásia. A vegetação desse bioma é rara e espaçosa, muitas plantas não conseguem sobreviver devido à falta de água, já os cactos podem controlar isso, através do fechamento de seus estômatos. A falta de água no deserto influencia em outras coisas, os animais nessas áreas são poucos, pois precisam se deslocar pra conseguir água, só sobrevivem aqueles que conseguem retirar água do próprio alimento, como exemplo, o lagarto e um tipo de ave, apesar de não ser da família de ratos, são chamados de ratos do deserto. Um dos mamíferos que vivem em desertos são os camelos que não retiram água do alimento, mas armazenam gorduras que pode substituir pela água, e que podem ficar horas caminhando sem beber ou comer nada.
A riqueza da África do Sul em matéria de biodiversidade é imensa, a terceira maior do mundo. Não à toa, o país tem oito sítios classificados pela Unesco como patrimônios da humanidade. Só o Parque Nacional de Table Mountain tem mais espécies de plantas que as Ilhas Britânicas. Na região do Drakensberg (leste do país) estão a cordilheira de montanhas mais alta da África ao sul do Kilimanjaro e a maior concentração de arte rupestre de todo o continente.
Infelizmente, as atuais mudanças climáticas já afetam também certas áreas do território sulafricano. A Região Floral do Cabo, patrimônio mundial pela Unesco, é uma delas. Essa área, localizada na província do Cabo Ocidental, compreende oito zonas protegidas que, no total, somam 5.530 quilômetros quadrados. Seu “reino floral”, um dos únicos seis do mundo assim classificados por sua peculiar vegetação, figura entre as zonas de maior biodiversidade da Terra. Abriga mais de 7.700 espécies de plantas, 70% exclusivas dali.
Neste mês de junho, a África do Sul será palco do Mundial de Futebol e deverá receber dezenas de milhares de turistas. Será uma pena se, satisfeita a paixão pelo esporte, esses visitantes não aproveitarem para viver a inesquecível aventura de passar alguns dias e noites na selva.
Espero ter ajudado!