Bill Gates
Há poucos anos, esse poderoso empresário fez uma conferência em uma escola secundária de classe alta dos Estados Unidos. Foram reservadas duas horas para a sua palestra, mas ele não gastou 10 minutos com suas palavras. Ele leu 11 itens que, em sua opinião, os alunos não aprenderiam nas salas de aula, porque as escolas não ensinam. Ele falou sobre como a "política educacional de vida fácil para as crianças" tem criado uma geração sem conceito da realidade e como essa política tem levado as pessoas a falharem em suas vidas posteriores à escola. Eis o discurso de Bill Gates, uma verdadeira "pedagogia da realidade": "1ª) A vida não é fácil: acostume-se com isso. 2ª) O mundo não está preocupado com a sua autoestima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele antes de sentir-se bem com você mesmo. 3ª) Você não ganhará R$ 20 mil por mês assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone. 4ª) Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você. 5ª) Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social. Seus avôs têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade. 6ª) Se você fracassar, não é culpa de seus pais. Então não lamente seus erros, aprenda com eles. 7ª) Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como são agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são ridículos. Então, antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto. 8ª) Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isso não se parece com absolutamente nada na vida real, onde se você pisar na bola está despedido... Rua! Faça certo da primeira vez! 9ª) A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre as férias livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período. 10ª) Televisão não é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a boate e ir trabalhar. 11ª) Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes que os demais julgam que são uns patetas). Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar para um deles." (Hernani Marroni. Adaptado) Caso você não conheça, procure saber um pouco da biografia de Bill Gates.
Depois responda:
1) Quem é Bill Gates para poder dizer o que disse a esse grupo de jovens americanos ricos?
2) Que imagem ele tem desses jovens para falar dessa forma?
3) Em que contexto social, histórico e ideológico se passa o texto para que Bill Gates passe a sua mensagem do modo como passou?
4) E que mensagem é essa?
Observação: você deve construir respostas dissertativas com, no mínimo, 5 linhas cada.
Soluções para a tarefa
Vamos as respostas:
1) Bill Gates é o fundador da Microsoft que é uma das maiores, se não a maior, empresas de tecnologia e criação de software. Também bastante conhecido por ser filantropo já que é envolvido com varias causas sociais e doa muito dinheiro para ONGs e possui sua própria fundação para ajudar as pessoas.
2) Como ele são jovens ricos, então acredito que Bill Gates tenha uma imagem de que a vida deles é "muito fácil" já que possuem uma boa condição de vida graças aos seus pais. E que eles agem como se a vida real fosse dar varias chances a eles.
3) Ele está passando sua mensagem de acordo com a realidade social daqueles estudantes, que são de classe alta e levam a vida de maneira fácil cheia de oportunidades que muitas das vezes eles nem ligam.
4) A mensagem é que a vida real é muito diferente do que é na escola e que a instituição não os ensina como a passar por isso. Além de quê é importante que eles entendam que a vida te dá apenas uma chance e se você perdê-la, sua oportunidade foi embora.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Resposta:
Padrão de resposta esperado
1) Bill Gates é um dos homens mais ricos do mundo, que destina parte dos seus lucros a programas sociais, não perdeu a simplicidade após o enriquecimento e sempre trabalhou muito para conseguir o que possui.
2) Esses jovens são frutos de uma geração consumista e muito protegidos por parte dos pais que, muitas vezes, dão a eles o que não tiveram. São frutos de uma vida fácil, têm tudo o que querem e são muito críticos em relação às gerações anteriores.
3) A mensagem foi realizada num contexto ideologicamente marcado pelo consumo, principalmente, de produtos tecnológicos (área de atuação do Bill Gates). Este evento ocorreu em uma escola rica dos Estados Unidos, país mais poderoso do mundo e, provavelmente, aqueles jovens querem continuar com tal domínio. Entretanto, pensam que esse poder será concedido e não conquistado, o que justifica o discurso de Bill Gates.
4) A mensagem perpassa a ideia de que a política educacional de vida fácil para as crianças não é o caminho para perdurar o poder que atualmente detêm. Se querem ter, devem se esforçar para isso.