Química, perguntado por dressasantos125, 1 ano atrás

Bibliografia de john Dalton

Soluções para a tarefa

Respondido por andrezafelix32
2

Resposta:

John Dalton (1766-1844) foi um químico, meteorologista e físico inglês, um dos mais destacados cientistas do mundo. Descobriu a anomalia da visão das cores, conhecida como daltonismo. Foi o fundador da teoria atômica que revolucionou a química moderna.

John Dalton (1766-1844) nasceu em Eaglesfield, Inglaterra, no dia 6 de setembro de 1766. Filho de um pobre tecelão manual estudou na Quaker’s School de Eaglesfield.

Ganhou reputação local de ser um gênio matemático. Com 12 anos de idade, conseguiu permissão das autoridades locais para substituir seu professor John Fletcher.

Em 1781, com 15 anos, John Dalton transferiu-se para a aldeia de Kendal, onde lecionou em uma escola fundada por seu primo George Bewley. Passou doze anos ensinando Matemática e Ciência e continuou se dedicando ao estudo do tempo.

Em 1793, após concluir sua formação acadêmica, Dalton partiu para Manchester estabelecendo-se ai definitivamente. Tornou-se professor de Matemática, Física, e Química do New College, universidade de prestígio. 

Respondido por paloma23102018
0

Resposta:John Dalton (1766-1844) foi um químico, meteorologista e físico inglês, um dos mais destacados cientistas do mundo. Descobriu a anomalia da visão das cores, conhecida como daltonismo. Foi o fundador da teoria atômica que revolucionou a química moderna.

John Dalton (1766-1844) nasceu em Eaglesfield, Inglaterra, no dia 6 de setembro de 1766. Filho de um pobre tecelão manual estudou na Quaker’s School de Eaglesfield.

Ganhou reputação local de ser um gênio matemático. Com 12 anos de idade, conseguiu permissão das autoridades locais para substituir seu professor John Fletcher.

Em 1781, com 15 anos, John Dalton transferiu-se para a aldeia de Kendal, onde lecionou em uma escola fundada por seu primo George Bewley. Passou doze anos ensinando Matemática e Ciência e continuou se dedicando ao estudo do tempo.

Em 1793, após concluir sua formação acadêmica, Dalton partiu para Manchester estabelecendo-se ai definitivamente. Tornou-se professor de Matemática, Física, e Química do New College, universidade de prestígio.  

O daltonismo

Em 1794, depois de realizar numerosas observações sobre certas peculiaridades da visão, Dalton descreveu o fenômeno da cegueira congênita para as cores, que se verifica em alguns indivíduos, o daltonismo.

O próprio Dalton apresentava essa anomalia.  A mais comum forma de daltonismo é a que se caracteriza pela impossibilidade de se distinguir entre o vermelho e o verde.

Suas observações sobre o fenômeno foram publicadas no livro “Fatos Extraordinários Relativos à Visão das Cores” (1794).

Em 1800 foi convidado para assumir a secretaria da Sociedade Literária e Filosófica de Manchester, presidiu em caráter honorífico de 1817 até o fim da vida. Apresentou mais de uma centena de contribuições científicas.

John Dalton deixou a Universidade de Manchester para se dedicar ao estudo científico. Dava aulas particulares para manter-se e usava o resto do tempo para estudar o ar que o envolvia.

Teoria atômica

Em 1803, John Dalton publicou “Absorção de Gases Pela Água e Outros Líquidos”, onde fixou os princípios de sua teoria atômica:

os átomos são partículas reais, descontínuas e indivisíveis da matéria e permanecem inalterados nas relações químicas,

os átomos de um mesmo elemento são iguais e de peso invariável,

os átomos de elementos diferentes são diferentes entre si,

na formação dos compostos, os átomos entram em proporções numéricas fixas 1:1, 1:2, 1:3, 2:3, 2:5 etc.,

o peso do composto é igual à soma dos pesos dos átomos dos elementos que o constituem.

Sua teoria atômica foi aceita pelos demais cientistas. Foi eleito para a Academia de Ciências da França, tendo sido recebido com honras em Paris. Em 1826, ganhou a medalha da Sociedade Real da Inglaterra. Recebeu um grau honorário da Universidade de Oxford.

Meteorologia

John Dalton dedicou-se também à meteorologia. Fabricava seus próprios instrumentos meteorológicos e elaborou um diário no qual registrou mais de 200 mil anotações sobre os fenômenos atmosféricos, como a aurora boreal.

Os dados interpretados por Dalton não atingiram a precisão, mas sua meteorologia trouxe grandes inovações para o mundo das ciências.

John Dalton faleceu em Manchester, Inglaterra, no dia 27 de Julho de 1844.

Explicação:

Perguntas interessantes