Português, perguntado por jenniferbrilhointern, 11 meses atrás

Bibliografia de João Soares de Paiva

Soluções para a tarefa

Respondido por kamilaingride
3

Resposta:

foi um poeta português e nobre,muitas vezes reconhecido como o primeiro autor literário em língua galego-portuguesa,e,portanto do próprio português.

João era filho de Soeiro Pais de Paiva O Mouro e de sua esposa,Urraca Mendes de Bragança,cuja união se deverá ter processados nos anos seguintes à batalha de Ourique onde terá falecido o primeiro marido daquela.

Respondido por estermelo1997
8

Resposta:

Explicação: João Soares de Paiva (nascido em 1140) foi um poeta (ou trovador) português e nobre, muitas vezes reconhecido como o primeiro autor literário em língua galego-portuguesa, e, portanto, do próprio Português. Ele morou no norte de Portugal perto das cachoeiras do rio Paiva e também em Aragão, próximo a Monzón, Tudela e Pamplona, perto da fronteira com Navarra.

Obra

A única cantiga que resta hoje deste trovador é de escárnio, intitulada Ora Faz ost'o senhor de Navarra. Além dessa é autor de seis outras cantigas de amor, indicadas no índice de Colocci, que infelizmente não chegaram até nós.[1]

Esta cantiga é certamente uma, por entre as datáveis, das mais antigas que os cancioneiros nos transmitiram, e alude a um contexto histórico preciso: as lutas travadas entre Sancho VII de Navarra e os reis de Aragão e de Castela, depois da derrota de Alarcos em 1195. Tendo em conta o contexto, a composição deverá ter sido composta no final século XII, provavelmente por volta de 1196. O nome do rei de Aragão não é identificado pelo nome, o que causa problemas na datação. A hipótese mais provável é Afonso II de Aragão, que terá partido para a Provença, tendo falecido pelo caminho, em Perpinhã, a 25 de abril de 1196. Contudo, Pedro II de Aragão foi também uma hipótese abordada por alguns autores, o que retardaria a canção para o período 1200-1204, de grande conflito entre Aragão e Navarra, ou até para 1213, quando o monarca estava ausente no Languedoc, onde viria a falecer na Batalha de Muret, nesse mesmo ano.

Seja qual for o rei de Aragão mencionado, o certo é que Sancho VII, um rei ainda recente no trono (ascendera a 27 de junho de 1194), terá aproveitado a ausência deste para, a partir da sua praça-forte de Tudela, tentar invadir e devastar as suas terras, o que, na ótica de João Soares, era uma atitude cobarde. A própria rubrica parece indicar que as terras de João Soares, na região de fronteira entre os dois reinos, teriam sido afetadas por esta invasão, sendo a cantiga, que escarnece do invasor, uma espécie de "vingança literária".

Morte

Desconhece-se a data de morte de João Soares

Perguntas interessantes