Biblicamente, as congregações no Novo Testamento, possuíam bastante liberdade nos parâmetros para estruturação das novas igrejas, o retrato em Atos, capítulo 15, corrobora com essa afirmação. A essência dessa liberdade, está associada a princípios e valores, e não sobre a tradição. Elas tinham que ser flexíveis e resistentes às adversidades porque, na maioria dos casos, emergiram em território hostil e tiveram que se adaptar às circunstâncias. JÚNIOR, Galaor Linhares Tupan. Modelos de Plantação de Igrejas. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017. Reimpresso 2020 (adaptado). Considerando o texto apresentado e os princípios norteiam a plantação de igrejas teologicamente saudáveis e que sejam culturalmente apropriadas, avalie as afirmações a seguir. I. A flexibilidade cultural das igrejas do Novo Testamento, não era vista como um contaminante para a doutrina cristã. II. A liberdade para adaptação cultural tem seu inicio nas igrejas do Novo Testamento, no livro de Atos, com o episódio do concilio de Jerusalém no capítulo 15. III. A liberdade de adaptação cultural não afetava os princípios e valores da igreja, a mudança estava na tradição, um exemplo era o dia da celebração, no mundo judaico, o culto acontecia no sábado, no contexto gentílico, acontecia no primeiro dia da semana. IV. O que motivou a igreja a ser culturalmente flexível para se adaptar a qualquer circunstância no Novo Testamento, foi o seu desejo de completa ruptura com a cultura judaica e todas as suas tradições e instituições religiosas, esse afastamento foi fator predominante para o crescimento da igreja. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II e IV, apenas. Alternativa 3: III e IV, apenas. Alternativa 4: I, II e III, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
4- I,II,III
Explicação:
A cultura judaica foi e é muito importante para o Cristianismo.
A fé cristã trouxe flexibilidade cultural para seus adeptos, onde eles poderiam cultuar a Cristo mesmo sendo gentios. Por isso a alternativa correta é a alternativa 4: I, II e III
Fé cristã e o Novo Testamento
I- Correto, a flexibilidade cultural para os cristãos no Novo Testamento não era vista como contaminante, desde que não se misturasse com doutrinas erradas.
II- Correto, no Antigo Testamento (Torá) não havia liberdade para adaptação cultural. Era tudo voltado para os Judeus e quem quisesse se converter ao Judaísmo.
III- Correto, a tradição era modificada ao longo do tempo. Um exemplo disso foi o sábado Judaico para o domingo cristão.
IV- Falso, os cristãos não tinham o desejo de romper com o judaísmo, mas sim de levá-los a reconhecer Cristo como o messias.
Para saber mais sobre a fé cristã, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/39295297
#SPJ2