História, perguntado por SerlaineRuth5044, 3 meses atrás

Bhopal, localiza da Índia foi o local do pior desastre industrial do mundo, quando em 3 de dezembro de 1984, quase 40 toneladas de isocianato de metila (MIC) vazaram da fábrica de pesticidas da Union Carbide e, sendo mais pesado que o ar, o MIC se instalou no solo. O MIC é o menor e mais tóxico de todos os isocianatos; afetou todas as formas de vida, matou cerca de 8. 000 pessoas em 48 horas, causando edema pulmonar, e produziu efeitos duradouros em mais de 200. 000 residentes. Não há antídoto contra a MIC, embora o tiossulfato de sódio tenha sido administrado na crença equivocada de que o produto químico culpado era o cianeto de hidrogênio. Ao reagir com a água, o MIC libera grandes concentrações de fosgênio que ataca o pulmão após a inalação e pode comprometer gravemente a mecânica pulmonar e as trocas gasosas, tornando o indivíduo exposto incapacitado. Se a exposição for severa, a morte pode ocorrer por asfixia secundária a formação de edemas em decorrência da lise de membranas dos alvéolos, resultando em hemorragia e asfixia. Além disso, pelas alterações hemodinâmica, é observa um tipo especifico de acidose acompanhada de quadros hemorrágicos e grande parte das pessoas acometidas, morreram dormindo. Com base no relato de caso, responda: a) CITE o tipo de edema formado no pulmão após a exposição a fosgênio e EXPLIQUE como ele é formado. ​​ ​b) ESPECIFIQUE o tipo de acidose que os pacientes apresentaram após a exposição ao fosgênio e JUSTIFIQUE a origem do distúrbio do equilíbrio ácido-base destes pacientes


deborah96293: CHAMA NO
NÚMERO: PARA ENVIAR O TRABALHO ➖➖➖➖➖****

➖ 8️⃣*3️⃣ ** 9️⃣ 9️⃣ 9️⃣ 8️⃣ 2️⃣ ** 7️⃣ 7️⃣ 3️⃣ 9️⃣
➖ - ➖ - ➖ - ➖-➖ - ➖ - ➖

Soluções para a tarefa

Respondido por camilaperrut
4

Os efeitos do vazamento de isocianato de metila (MIC) da fábrica de pesticidas da Union Carbide em Bhopal, na Índia, foram trágicos para as pessoas que tiveram contato. Conforme exposto no enunciado, muitas pessoas morreram e outras desenvolveram problemas como edemas pulmonares e acidose, devidamente explicados no tópico a seguir.

Respostas às questões sobre os efeitos do isocianato de metila no organismo humano

  • Questão A

O edema formado no pulmão após a exposição a fosfogênio é o Edema Agudo de Pudofosgênio, que leva a altas concentrações deste no sangue.

No organismo, sua ação provoca um broncoespasmos severos e extravasamento dos fluidos contidos nos vasos capilares, que se depositam nos interstícios pulmonares, dificultando a passagem do ar para os alvéolos, interferindo negativamente na troca gasosa e, consequentemente, diminuindo as taxas de O2.

A consequência grave é uma hipóxia por intoxicação e edema agudo de pulmão.

  • Questão B

O tipo de acidose apresentada pelos pacientes após a exposição a fosfogênio é a Acidose Respiratória, que ocorre quando o pH está inferior a 7,35 e uma pressão de CO2 maior que 45 mmhg.

De acordo com o que foi exposto na primeira resposta, a impossibilidade de trocas gasosas pelos alvéolos leva ao acúmulo de CO2 no sangue que, ao se ligar ao H2O contido no plasma, resulta em ácido carbônico.

As acidoses podem ser definidas como:

  • Acidose metabólica - Quando há a perda de bicarbonato ou acúmulo de ácido no sangue;
  • Acidose respiratória - Quando há o acúmulo de dióxido de carbono (CO2), seja por doenças respiratórias, desidratação, doenças renais, sepse, insuficiência cardíaca ou intoxicação.

Saiba mais sobre acidose em brainly.com.br/tarefa/24950312

#SPJ4

Respondido por alesafraide
2

Resposta:

Com base no relato de vazamento do isocianato de metila (MIC) da fábrica de pesticidas da Union Carbide em Bhopal - Índia, é possível afirmar o que se pergunta:

a)  Edema Agudo de Pulmão, ocorre após um aumento de permeabilidade vascular para fosgênio, o que leva a altas concentrações deste no sangue. Sua ação no organismo provoca um broncoespasmo severo e extravasamento dos fluidos contidos nos vasos capilares, fluido que se deposita nos interstícios pulmonares, dificultando a passagem do ar para os alvéolos, interferindo negativamente na troca gasosa e por sua vez diminuição das taxas de O2. A consequência grave é uma hipóxia por intoxicação e edema agudo de pulmão.

B) Acidose Respiratória, é caracterizado quando o pH está inferior a 7,35 e uma pressão de CO2 maior que 45 mmhg.

Como explicado na letra A, a impossibilidade de trocas gasosas pelos alvéolos leva à um acúmulo de CO2 no sangue que, ao se ligar ao H2O contido no plasma, resulta em ácido carbônico.

Acidose Sanguínea

A acidose do sangue é caracterizada por excesso de acidez, ou seja pH abaixo de 7,35.

O ph sanguíneo é neutro ou levemente básico com valores que variam entre 7,35 e 7,45.

As acidoses podem ser definidas como:

Acidose metabólica: perda de bicarbonato ou acúmulo de ácido no sangue;

Acidose respiratória: acúmulo de dióxido de carbono (CO2) por doenças respiratórias, desidratação, doenças renais, sepse, insuficiência cardíaca ou intoxicação.

Principais sintomas:

Falta de ar

Taquipnéia

Palpitações

Náusea e vômito

Cefaléia

Sonolência ou desorientação

Hipotensão

Intolerância à glicose

O tratamento envolve a correção dos fatores desencadeadores, em ambiente hospitalar e frequentes exames sanguíneos.

Perguntas interessantes