ENEM, perguntado por fernandacastanhof, 5 meses atrás

Bhopal, localiza da Índia foi o local do pior desastre industrial do mundo, quando em 3 de dezembro de 1984, quase 40 toneladas de isocianato de metila (MIC) vazaram da fábrica de pesticidas da Union Carbide e, sendo mais pesado que o ar, o MIC se instalou no solo. O MIC é o menor e mais tóxico de todos os isocianatos; afetou todas as formas de vida, matou cerca de 8.000 pessoas em 48 horas, causando edema pulmonar, e produziu efeitos duradouros em mais de 200.000 residentes. Não há antídoto contra a MIC, embora o tiossulfato de sódio tenha sido administrado na crença equivocada de que o produto químico culpado era o cianeto de hidrogênio. Ao reagir com a água, o MIC libera grandes concentrações de fosgênio que ataca o pulmão após a inalação e pode comprometer gravemente a mecânica pulmonar e as trocas gasosas, tornando o indivíduo exposto incapacitado. Se a exposição for severa, a morte pode ocorrer por asfixia secundária a formação de edemas em decorrência da lise de membranas dos alvéolos, resultando em hemorragia e asfixia. Além disso, pelas alterações hemodinâmica, é observa um tipo especifico de acidose acompanhada de quadros hemorrágicos e grande parte das pessoas acometidas, morreram dormindo. Com base no relato de caso, responda:

a) CITE o tipo de edema formado no pulmão após a exposição a fosgênio e EXPLIQUE como ele é formado.​​
​b) ESPECIFIQUE o tipo de acidose que os pacientes apresentaram após a exposição ao fosgênio e JUSTIFIQUE a origem do distúrbio do equilíbrio ácido-base destes pacientes.

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaelisantos68
14

Explicação:

A) Edema Inflamatório, o edema inflamatório decorre do aumento da permeabilidade vascular, ou seja, no caso do fosgênio, quando as vítimas se encontraram em contato com a gás tóxico pelo ar, lembrando que os meios de absorção são os olhos, boca, garganta e vias respiratórias superiores, quando absorvido o fogênio danifica as membranas pulmonares, com isso o gás tóxico irá para a parte dos pulmões da vítima, onde estará circulando oxigênio. Dessa forma se forem danificados os pulmões, o oxigênio para de fazer sua função porque o sangue vai passar da corrente sanguínea para dentro dos pulmões e assim a pessoa irá morrer por asfixia ou um tipo de afogamento interno.

B) Acidose Respiratória, é caracterizado quando o pH está inferior a 7,35 com uma pCO2 maior que 45 mmhg, é causada por um acúmulo de CO2 que combina com a água para produzir ácido carbônico assim diminuindo o pH do sangue.

Espero ter ajudado!!


Evelyncosta25: obrigada
rafaelisantos68: só corrigindo, edema não inflamatório, dica do professor, mas a justificativa é a mesma, só colocar edema não inflamatório.
Respondido por priscilapsd
16

Com base no relato de vazamento do isocianato de metila (MIC) da fábrica de pesticidas da Union Carbide em Bhopal - Índia, é possível afirmar o que se pergunta:

a)  Edema Agudo de Pulmão, ocorre após um aumento de permeabilidade vascular para fosgênio, o que leva a altas concentrações deste no sangue. Sua ação no organismo provoca um broncoespasmo severo e extravasamento dos fluidos contidos nos vasos capilares, fluido que se deposita nos interstícios pulmonares, dificultando a passagem do ar para os alvéolos, interferindo negativamente na troca gasosa e por sua vez diminuição das taxas de O2. A consequência grave é uma hipóxia por intoxicação e edema agudo de pulmão.

B) Acidose Respiratória, é caracterizado quando o pH está inferior a 7,35 e uma pressão de CO2 maior que 45 mmhg.

Como explicado na letra A, a impossibilidade de trocas gasosas pelos alvéolos leva à um acúmulo de CO2 no sangue que, ao se ligar ao H2O contido no plasma, resulta em ácido carbônico.

Acidose Sanguínea

A acidose do sangue é caracterizada por excesso de acidez, ou seja pH abaixo de 7,35.

O ph sanguíneo é neutro ou levemente básico com valores que variam entre 7,35 e 7,45.

As acidoses podem ser definidas como:

  • Acidose metabólica: perda de bicarbonato ou acúmulo de ácido no sangue;
  • Acidose respiratória: acúmulo de dióxido de carbono (CO2) por doenças respiratórias, desidratação, doenças renais, sepse, insuficiência cardíaca ou intoxicação.

Principais sintomas:

  • Falta de ar
  • Taquipnéia
  • Palpitações
  • Náusea e vômito
  • Cefaléia
  • Sonolência ou desorientação
  • Hipotensão
  • Intolerância à glicose

O tratamento envolve a correção dos fatores desencadeadores, em ambiente hospitalar e frequentes exames sanguíneos.

Aprenda mais sobre acidose aqui: https://brainly.com.br/tarefa/24950312

#SPJ1


solfsantos126: obrigada, ajudou demais
Perguntas interessantes