Beto sempre gostou muito de animais. Mas ele não tinha nenhum bichinho de estimação e, por isso, gostava de brincar com a gatinha do Sr. Antônio. Era uma gata muito bonita chamada Mimi.
A gata era grande e mansa, e ficava o tempo todo ronronando, bem manhosa, como se tivesse a melhor vida do mundo. Ela sabia caçar ratos. Sabia se enrolar ao sol. Dava enormes saltos do chão para o alto do muro, do alto do muro para o chão. Tomava banho, lambendo o próprio pelo (às vezes, os gatos fazem umas coisas esquisitas!). Mimi sabia fazer muita coisa, mas não sabia cuidar de si mesma nas ruas.
Beto passava todos os dias pela casa do Sr. Antônio quando ia à escola. Ele ficava por ali, esperando até a gata aparecer no jardim. Então ele a acompanhava pela calçada e, quando chegava a hora de atravessar a rua, Beto a pegava nos braços e a levava para o outro lado, onde havia uma peixaria. Mimi gostava muito de peixes. Depois de ganhar um bom pedaço de peixe e acomodá-lo na boca, Beto a pegava novamente nos braços, atravessava a rua, deixava-a na calçada e a vigiava até que estivesse em casa, sã e salva. Só depois disso, ele continuava o caminho para a escola. [...]
Disponível em: . Acesso em: 9 maio 2022. Fragmento.
Nesse texto, na palavra “gatinha” (1º parágrafo), a terminação “-inha” foi usada para
apontar afetividade.
indicar tamanho.
mostrar quantidade.
sugerir deboche.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
▪︎ apontar afetividade.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
5 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
Inglês,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás