Benvólio e Romeu, personagens de Shakespeare, também são jovens. Releia uma fala do primeiro.
“BENVÓLIO: Nessa mesma e antiga festa dos Capuleto janta a linda Rosalina, a quem amas tanto, juntamente com todas as mais admiradas belezas de Verona. Vai até lá; e, com olhar imparcial, compara-lhe o rosto com alguns outros que te mostrarei, e farei com que comeces a pensar que esse teu cisne não passa de um urubu.”
a) Ao se referir a Romeu, que pessoa gramatical Benvólio emprega? Justifique.
b) A escolha dessa pessoa gramatical pelo tradutor do texto associa a fala a uma variedade linguística de tipo regional, temporal ou social? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
A. Para se referir ao personagem de Romeu, Benvólio utiliza a segunda pessoa do singular (tu), estando implícita na utilização do verbo "comeces".
B. A escolha dessa pessoa gramatical infere que a linguagem usada é do tipo temporal, ou seja, comum na época em que a peça "Romeu e Julieta" foi escrita.
Nos textos dramáticos, a sua representação é por meio de poesias ou prosas. Estes textos são divididos por "atos", que identificam os "capítulos" e as mudanças de cenários da história envolvida.
Conta a história de dois adolescentes apaixonados mas que não podiam permanecer juntos pois suas famílias estavam em guerra.
Perguntas interessantes