Bene aluno do curso de matemática fez um acordo com sua amiga Inês iria ir dar 80 centavos no primeiro dia ele aumentar de 80 centavos o valor dado por dia primeiro dia 80 centavos segundo segundo dia 1 de 63 dias 2 e 40 e assim por diante enquanto ela deveria me dar cinco centavos do primeiro dia ir no banco o valor a cada dia primeiro dia cinco centavos terceiro dia 20 centavos quarto dia 40 centavos e assim por diante no oitavo dia Inês percebeu que estava pagando o mesmo tanto que estava recebendo de Belém e o questionou sobre o motivo para isso estar acontecendo beni demonstrou que o valor pago para por ela era descrito por uma função exponencial (g (x)=0,05 . 2x-1 enquanto o valor recebido poderia ser representado prima função afim (f (x)=0,8x) os gráficos que representa m os valores pagos recebidos por Inês são
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
Os gráficos de Bene (vermelho) e Inês (azul) pode ser visualizados em anexo.
Inicialmente, veja que o valor pago por Bene forma uma progressão aritmética, de razão igual a 0,80, pois essa razão é somada a cada dia. Já Inês deve dobrar o valor adicionado, ou seja, uma razão igual a 2, o que forma uma progressão geométrica.
Com isso, o gráfico que representa o dinheiro de Bene é uma reta, pois o aumento é constante. Enquanto isso, o gráfico que representa o dinheiro acumulado por Inês é exponencial. As equações são:
Bene:
Inês:
Anexos:
Perguntas interessantes