Benchmarking, ou “avaliação comparativa”, pode ser definido como uma meta a ser alcançada pela empresa, que geralmente utilizará como ponto de referência outras empresas, do mesmo setor (normalmente um concorrente), que deram certo em suas áreas de atuação.
Adaptado de: MELO, F. P. de.; BLANCHET, L. R. Serviços de Inteligência na Segurança Privada. Maringá: Unicesumar, 2020.
A respeito do benchmarking, avalie as afirmações a seguir:
I. O benchmarking interno, como o nome diz, atua voltado aos setores internos da empresa, diferentemente do competitivo, que avalia seus rivais no mercado.
II. O benchmarking gera motivação nas equipes por meio dos prazos e metas que são estabelecidos, fazendo com que os resultados para a organização sejam mais fáceis de serem previstos.
III. O benchmarking, apesar de utilizar os exemplos de concorrentes, não é uma simples cópia, é um estudo sério sobre a concorrência e a adequação de outros modelos à realidade da sua organização.
IV. O benchmarking se diferencia das análises estratégicas ao fazer uma análise interna inicial da empresa, e depois procurar em seus concorrentes os pontos que possam gerar referência para uma mudança interna.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Em relação ao Benchmarking, e a sua importância para uma determinada empresa se desenvolver em sua área de atuação, a afirmativa correta é a alternativa 5: I, II, III e IV.
Benchmarking
O benchmarking é um processo de comparação dos processos e resultados de uma empresa com as melhores práticas do mercado. Ele é importante para identificar oportunidades de melhoria e aumentar a competitividade da empresa.
Ele fornece uma medida objetiva da eficiência e do desempenho empresarial, permitindo que as empresas identifiquem áreas em que podem melhorar. O benchmarking também pode ajudar a identificar oportunidades de inovação e novos produtos ou serviços.
Os principais tipos de benchmarking são o interno, o competitivo e o funcional.
- Interno envolve a comparação de um processo ou produto com o desempenho ideal.
- Benchmarking competitivo envolve a comparação do desempenho de um produto ou processo com o desempenho de outras empresas.
- Benchmarking funcional envolve a comparação do desempenho de um produto ou processo com outros produtos ou processos que realizam a mesma função.
Se diferencia de outras análises estratégicas por focar numa determinada área, além de serem feitas análises internas para otimizar a performance organizacional em relação ao mercado.
Veja mais sobre Benchmarking em: https://brainly.com.br/tarefa/53172706
#SPJ1