Bem-vindos à disciplina “Literatura Infantojuvenil e ao nosso fórum avaliativo 1! Teremos a oportunidade de compartilhar experiências sobre vários aspectos, envolvendo a literatura voltada para crianças e adolescentes, como: a especificidade do gênero literário, a natureza do texto, os principais representantes no Brasil e o papel da literatura no desenvolvimento da criança. Enfim, este é um espaço de grande valia para nossa aprendizagem! Para iniciarmos nossos trabalhos, convido vocês a analisarem o fragmento abaixo:
[…] utilizar-se da literatura como veículo de informação e lazer promove a formação de um indivíduo mais capaz de argumentar, de interagir com o mundo que o rodeia e torna-se agente de modificações na sociedade em que vive.
(GREGORIN, José Nicolau Filho. Leitura infantil: Múltiplas Linguagens na formação dos leitores. São Paulo: Melhoramentos, 2010, p. 51)
Dessa forma, sua atividade consiste em: elaborar um pequeno texto, de 5 a 8 linhas, expondo, com suas palavras, o papel da literatura na formação cidadã; e como o professor e a escola podem influenciar o processo de formação crítica e leitora das crianças.
Obs.: Neste fórum, registre seu texto apenas para o seu professor (no campo responder), não comente a participação dos colegas para não invalidar sua avaliação.
Soluções para a tarefa
A literatura é importante porque desperta o interesse pela leitura, que ajuda não somente no enriquecimento do vocabulário, mas a construção do pensamento crítico.
Os alunos portanto, não são apenas 'decodificadores' do que está sendo exposto no livro. Conseguem assim, debater sobre o tema, propor intervenções, claro, com a mediação do professor.
O questionamento é importante porque permite que o indivíduo faça reflexões sobre o que ocorre no mundo. Ouve, mas também emite opinião acerca do que foi apresentado.
Construir um pensamento crítico é um processo que deve ser trabalhado ainda na escola, com a figura de um professor mediador, que entende que o aprendizado deve ser mútuo.
Bons estudos!
Resposta:
A literatura contribui muito para a formação das crianças, pois instiga o pensamento crítico, expõe opiniões, realiza comparações entre a leitura e a realidade vivida, abre novos horizontes e amplia mais novos conhecimentos. A literatura é fundamental para aquisição de conhecimentos, recreação e informação coerente que despertam o prazer de ler e deve estar diariamente na vida de uma pessoa.A escola e os professores podem influenciar as crianças disponibilizando vários livros literários de diversos gêneros, organizando momentos de leitura em que todas as crianças participem, planejar atividades diárias para que a leitura tenha mesma importância que as outras coisas, possibilitar aos alunos suas próprias escolhas literárias e criar um espaço somente de leitura e organizado para que crianças tenham prazer no que estar lendo e imaginando.
Explicação:
A literatura forma uma criança em adulto capaz de enfrentar a vida. È um bem cultural pois contribui para o desenvolvimento da educação estética, da sensibilidade, dos aspectos cognitivos e linguísticos, abrindo cada vez mais a imaginação.Tem que ser uma atividade prazerosa e não algo cansativo. Os professores e a escola podem influenciar a criança para ser um instrumento motivador e desafiador pois é capaz de transformar a criança em pessoas ativas e responsáveis e que sabe compreender o contexto em que vive, mostrando que ela é capaz de conseguir seus próprios objetivos.Professores podem trabalhar de forma lúdica os diversos gêneros literários como por exemplo: conto de fadas, poesias, para que as crianças tenham gosto pela leitura e que queria ler cada vez mais