História, perguntado por danielapaaguiar8939, 1 ano atrás

Belfast em revolta por causa de uma bandeira
Domingo, pela quarta noite consecutiva, grupos insatisfeitos atiraram pedras e garrafas contra a polícia e incendiaram carros na zona leste de Belfast, na Irlanda do Norte. Nesse dia, os vereadores da cidade haviam decidido que a bandeira britânica deixaria de ser hasteada todos os dias no edifício da câmara.
A proposta inicial pretendia retirar em definitivo da prefeitura a bandeira do Reino Unido, símbolo, para uns, da ocupação britânica; sinal, para outros, do pertencimento à Coroa. Mas o partido da Aliança negociou um consenso, prevendo que a bandeira seja hasteada 17 dias por ano.
(Adaptado de O público, 08/01/2013).

A Irlanda do Norte vem construindo um delicado processo de paz nos últimos quinze anos, após décadas de conflitos internos envolvendo as relações com o Reino Unido. O episódio relatado na reportagem remete a um aspecto essencial desses conflitos.
Esse aspecto está relacionado à existência de:

(A) grupos étnicos rivais
(B) segmentos sociais elitizados
(C) sistemas religiosos antagônicos
(D) identidades nacionais divergentes

Soluções para a tarefa

Respondido por CamilaSFernandes
17
Alternativa: D

Hastear a bandeira no Reino Unido, causa repercussões uma vez que a maioria do povo dessa região é contra a monarquia britânica, fazendo com que parcela dessa população insatisfeita, tentam mudar esses simbolismos. 
Respondido por anasilva1207
2

Resposta:

(D) identidades nacionais divergentes

Explicação:

A bandeira é um símbolo nacional que, no caso da Irlanda do Norte, a ação de hastear a bandeira do Reino Unido acaba criando uma identidade nacional divergente, já que parcela da população não se sente representada pela monarquia britânica. Assim, criam-se grupos insatisfeitos que tentam mudar diversos símbolos que são postos obrigatoriamente no cotidiano de diversos lugares, neste caso, na cidade de Belfast na Irlanda do Norte.

Perguntas interessantes