Química, perguntado por g5iovacicleia, 1 ano atrás

beber refrigerante em excesso é um risco a saúde dos ossos. a ingestão de mais de quatro latas de 350ml desta bebida por dia leva o organismo a perder cálcio e fósforo, elementos importantes para uma ossatura forte. no estudo desse assunto é fundamental o conhecimento da configuração eletrônica dos átomos de cálcio e fósforo e de seus íons. indique a alternativa correta:DADOS: Ca (Z=20 e A=40); P (Z=15 e A=31)a) o número de prótons do íon Ca 2+ é 22.b) o átomo neutro de fósforo é eletroeletrônico do íon S -1.c) o fósforo apresenta número atômico 9.d) o íon Ca 2+ é formado pelo ganho de 2 elétrons a partir do átomo neutro.e) o átomo neutro de fósforo em seu estado fundamental apresenta três elétrons desemparelhados.POR FAVOR JUSTIFIQUE.


Dhraco: Na alternativa b, é eletroeletrônico ou isoeletrônico?

Soluções para a tarefa

Respondido por FlavioJunyor
57
Considerando:
Ca(Z=20;A=40)
P(Z=15;A=31)
Vamos analisar cada alternativa:

a) o número de prótons do íon Ca 2+ é 22.
INCORRETA. O número de prótons de um elemento químico não muda, independente de sua carga, e o número de prótons é dado pelo número atômico, ou seja, o Ca tem 20 prótons.

b)o átomo neutro de fósforo é eletroeletrônico do íon S -1
INCORRETA.O átomo neutro de fósforo tem o número de elétrons igual ao número de prótons, assim, ele tem 15 elétrons. O átomo neutro de S (Z=16) tem, pelo mesmo motivo, 16 elétrons.
O íon S-1 tem 1 elétron a mais que seu átomo neutro, logo, tem 17 elétrons. Assim, não é isoelétronico do átomo de fosforo que tem 15 elétrons. 

c)o fósforo apresenta número atômico 9.
INCORRETA. O fósforo apresenta número atômico= 15 (Z=15).

d)o íon Ca 2+ é formado pelo ganho de 2 elétrons a partir do átomo neutro.
INCORRETA. Se sua carga é positiva , ele perdeu elétrons (que são negativos). No caso, o íon Ca+2 perdeu 2 elétrons.

e)o átomo neutro de fósforo em seu estado fundamental apresenta três elétrons
CORRETA. A configuração eletrônica da camada de valente do átomo neutro de fosforo é: 3s² 3p³,  Os 3 elétrons do orbital "p" estão desemparelhado, e precisam de outros 3 elétrons para fecha-lo (o orbital "p" suporta até 6 elétrons, e ao receber os primeiros 1, 2 ou 3 elétrons, eles estarão desemparelhado).

Espero ter ajudado.

Respondido por Dhraco
12
a) Errada
Ca^{2+} é o íon bivalente do átomo de cálcio que possui dois elétron a menos, ou seja, ele possui o número de prótons igual (20), porém número de elétrons é 18. Tanto é que os elétrons presentes na camada de valência é que são contados para a análise das reações. Na verdade a movimentação de prótons é o funcionamento da bomba atômica, baseia-se na ruptura da ligação entre prótons e nêutrons (força nuclear forte).

b) Errada
O íon S^{-} possui 1 elétron a mais que prótons, como o número de prótons do enxofre (S) é 16, então, este possui 17 elétrons. Quando dizemos que um átomo é isoeletrônico, significa dizer que seu número de elétrons é o mesmo para ambos (são iguais), como o fósforo possui 15 elétrons a afirmação é falsa, pois 17 > 15

c) Errada
O número atômico do fósforo (P) é 15, pois número número atômico é o número de prótons (Z)

d) Errada
Se a carga é positiva o número de prótons é maior que o de elétrons, sendo assim, ele perdeu 2 elétrons, pois no átomo neutro número de prótons é igual ao número de elétrons

e) Verdadeira
Vamos realizar a distribuição eletrônica: P^{15}1s^{2}2s^{2}2p^{6}3s^{2}3p^{3} , é evidente que na camada de valência possuímos 5 elétrons, mas dois estão em um subnível estável, os últimos três fazer parte do subnível mais energético e mais afastado.
Perguntas interessantes