Beatriz Milhazes revela a vontade de enfrentar a pintura como fato
decorativo, aproximando-se da obra de artistas como Henri Matisse, Interessa se pela prolusão da ornamentação barroca, sobretudo pelo ritmo dos arabescos e pelos motivos ornamentais presentes na obra de Guignard.
A arte tradicional foi um
periodo artistico que teve inicio com as pinturas rupestres nas cavemas na pré-história. Um periodo em que o homem registrava acontecimentos em forma de pinturas Abrangia os elementos artisticos referentes a pintura, literatura, arquitetura e escultura.
1) Complete as afirmativas de acordo com o texto
A - As Artes Visuais representam______________
B. As formas tradicionais das Arte Visuais são __________
C. A Arte contemporânea é uma tendência artistica que começou______________
2) Copie, APENAS, as afirmativas corretas.
A-A efervescência cultural da década de 50 começou a questionar a sociedade do pós-querra. B- Não há uma tendência dominante na cena artistica contemporânea em expansão no Brasil.
C-o século XX foi marcado por intensas e significativas transformações na Arte
3) Dos quatro artistas citados, escolha uma das imagens e faça a leitura dessa imagem, dando sua opinião
4 Vamos conhecer mais alguns artistas da Arte Contemporânea? Faça uma pesquisa e cite mais dois.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Enciclopédia Itaú Cultural
menu categorias
Este site utiliza cookies de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando nele, você declara estar ciente dessas condições.ok
Beatriz Milhazes
Artigo da seção pessoas
Artes visuais
Data de nascimento deBeatriz Milhazes:1960 Local de nascimento:(Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro)
Atualizado em: 04-02-2021
Imagem representativa do artigo
In Albis , 1996 , Beatriz Milhazes
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Beatriz Ferreira Milhazes (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1960). Pintora, gravadora e colagista. Explora diferentes técnicas e materiais, experimentando as potencialidades da escultura. Sua obra se caracteriza pelo uso da cor, de estruturas geométricas, arabescos, florais e motivos ornamentais para criar composições de intenso dinamismo óptico.
Forma-se em comunicação social pela Faculdade Hélio Alonso, em 1981, e em artes plásticas pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV/Parque Lage), em 1983, no Rio de Janeiro. Atua como professora de pintura até 1996. As obras criadas por Beatriz Milhazes na década de 1980 revelam uma tensão entre figura e fundo, entre representação e ornamentalismo, com o uso de figuras que se repetem, arabescos, flores e colunas.
A artista participa das exposições que caracterizam a Geração 80 – grupo que, pela pesquisa de novas técnicas e materiais, produz pinturas avessas à vertente conceitual dos anos 1970. Entre suas principais influências estão ícones do modernismo, como a pintora Tarsila do Amaral (1886-1973), o paisagista Burle Marx (1909-1994), o pintor francês Henri Matisse (1869-1954), o artista performático Hélio Oiticica (1937-1980) e a pintora inglesa Bridget Riley (1931). Sua obra faz referência ao barroco, à art déco, e a op art.