Administração, perguntado por alisson114210, 1 ano atrás

BC corta juros para 6,5% ao ano e indica nova redução em maio É o menor piso histórico da taxa; queda ocorre em cenário de inflação controlada Na 12ª redução seguida da taxa básica de juros, o Banco Central decidiu, nesta quarta (21), cortar a Selic em 0,25 ponto percentual, para 6,5% ao ano. Com isso, o juro atinge um novo piso histórico no país. No comunicado, o BC prevê mais uma redução na próxima reunião em maio. O Copom vê como "apropriada" uma flexibilização monetária moderada adicional, de modo que a inflação convirja para a meta.

Fonte: Banco Central

A decisão veio em linha com o esperado pelo mercado. Dos 43 analistas e casas ouvidos pela agência Bloomberg, 41 apostavam na queda da Selic para 6,5%. Apenas dois viam a taxa estável em 6,75% ao ano.


A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O governo reduziu as taxas de juros porque observou uma situação de controle da inflação; assim, ao analisar o gráfico, durante todo período estudado, desde a atuação do ex-ministro Armínio Fraga, pode-se dizer que a política monetária tem sido expansionista.
PORQUE
II. A política monetária expansionista se dá com reduções esporádicas das taxas de juros, sempre diante de uma situação de perspectiva de inflação tendendo a se elevar.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
140

As asserções I e II são proposições falsas. I. Falso. A política monetária contracionista seria o ideal para efetuar o melhor controle da inflação, e não o expansionismo da moeda, que pode gerar aumento de investimentos no setor privado e crescimento econômico, da mesma forma que tende-se a aumentar a inflação.

II. Falso. A política monetária expansionista reduz as taxas de juros, mas seu objetivo principal é de estimular os investimentos no setor privado, o que eventualmente pode aumentar a inflação.

Abraços!


slzcasa91: Corretíssimo
Respondido por mariacdemarchi
14

Resposta:

As asserções I e II são proposições falsas.

Explicação:

O expansionismo da moeda não é a melhor forma de controle da inflação  e o objetivo principal a política monetária expansionista é de estimular os investimentos no setor privado, o que eventualmente pode aumentar a inflação.

Perguntas interessantes