ENEM, perguntado por candidarb6020, 10 meses atrás

Batizado por Tancredo Neves de “Nova República”, o período que marca o reencontro do Brasil com os governos civis e a democracia ainda não completou seu quinto ano e já viveu dias de grande comoção. Começou com a tragédia de Tancredo, seguiu pela euforia do Plano Cruzado, conheceu as depressões da inflação e as ameaças da hiperinflação e desembocou na movimentação que antecede as primeiras eleições diretas para presidente em 29 anos. "O período descrito apresenta continuidades e rupturas em relação à conjuntura histórica anterior. Uma dessas continuidades consistiu na " *

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
140

Opções:

A) Representação do legislativo com a fórmula do bipartidarismo.

B) Detenção de lideranças populares por crimes de Subversão.

C) Presença de políticos com trajetórias no regime autoritário.

D) Prorrogação das restrições advindas dos atos institucionais.

E) Estabilidade da economia com o congelamento anual de preços

Resposta letra C

Mesmo diante de alguns avanços,  esse processo de abertura política e democratização teve vários avanços e retrocessos. Um destes retrocessos está relacionado ao fato de haver muitos políticos que faziam parte do regime militar e que se candidataram nas eleições indiretas.

Era um retrocesso já que com a intenção de superar todo período de restrição política os representantes seriam os mesmo que fez parte de todo o processo e ainda manteria suas ideias de, algum modo, no poder do país.


Respondido por lalabhz
64

Resposta:

C

Explicação:

A marca da transição a que a questão se refere é a continuação dos políticos. Como exemplo, a “oposição” da ditadura era o partido Movimento Democrático Brasileiro MDB que virou o PMDB, a adição do P não mudou muito o partido.

A própria eleição de Tancredo Neves foi alcançada como consequência de uma aliança entre o MDB e a Frente Liberal, esta composta por civis que apoiaram abertamente a ditadura militar, como o José Sarney.

Perguntas interessantes