Batizado em francês de surréalisme, que significa “sobre realismo”, o movimento artístico de vanguarda Surrealismo nasce na década de 1920, em Paris, a partir de um estilo literário criado por um grupo de poetas, entre os quais se destaca André Breton (1896-1966). Se sentindo muito livre em suas práticas, os artistas surrealistas promovem experimentações que ampliam a atuação do movimento para o campo das artes visuais, teatro, dança, fotografia, música e cinema. Acerca de seus conceitos de produção artística encontramos que
A) separavam qualquer aspecto de racionalidade da percepção onírica da realidade. Desse modo suas produções eram puramente instintivas não podendo ser associadas a qualquer forma de erudição em arte.
B) buscavam compreender o que estava fora do alcance da razão, mas que também fazia parte da realidade de algum modo, como os sonhos, o acaso e o inesperado.
C) desejavam anunciar novidades para o campo da arte de modo absolutamente inédito, se colocando assim como a mais legítima possibilidade de vanguarda dentre todos os pensamentos artísticos existentes até então.
D) apontavam valores para a arte que retornavam aos processos de intelectualidade estética encontradas em períodos como o classicismo filosófico greco-romano, o humanismo fantástico do renascimento e a liberdade contestadora das modernidades do século XIX.
E) remetiam a busca por uma arte exata e objetiva em seus discursos, que apontasse para direcionamentos concretos da razão, ainda que de modo simbólico. Desse valorizavam muito a técnica e capacidade de elaboração naturalista por parte dos artistas.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
B
Explicação:
Confia No Paé
Perguntas interessantes