Batista (2010, p. 1), ao abordar sobre o percurso da Língua Portuguesa, chama a atenção para a forma como as propostas de produção de texto ocorriam na escola. Conforme o autor, a "redação se fazia a partir de um tema indicado, sem que se dessem diretrizes sobre as condições de produção dos textos e sem que se realizasse um processo de alimentação temática e de discussão da forma da composição (que, quando ocorria, envolvia apenas aspectos relacionados a tipos de textos, como o descritivo, o narrativo, o dissertativo e o argumentativo). O ensino sistemático de conteúdos gramaticais reinava soberano, e seu aprendizado constituía o objetivo privilegiado da disciplina". Por que o termo redação escolar acabou sendo motivo de crítica dos especialistas a respeito do trabalho com a produção escrita na escola? Assinale a alternativa correta.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra C: Porque trata-se de um tipo de produção descontextualizada, que só circula no interior da escola e não ajuda a escrever de modo efetivo.
Antigamente havia uma discussão em torno da produção textual dentro das escolas, pois passava-se somente o tema da redação para o aluno produzir.
Essa atitude fazia com que os alunos fizesse uma produção descontextualizada, pois não entendia muito bem a tarefa passada pelo professor.
Porém essa atitude está desatualizada, pois o papel do professor é fomentar um debate a respeito do assunto, mostrando para o aluno os caminhos que devem ser trilhados para uma boa produção textual.
A produção textual deve abranger temas da sociedade, que possam ser construídos de forma crítica pelos alunos.
Abraços!
Resposta:
a) Porque trata-se de um tipo de produção descontextualizada, que só circula no interior da escola e não ajuda a escrever de modo eficiente considerando o uso real das práticas escritas.
Explicação:
Corrigido pelo AVA