História, perguntado por claraandreza99, 10 meses atrás

baseado nos mapas Analise a ocupação do território brasileiro, destacando suas principais atividades em cada século.


claraandreza99: oi
ducsoares: opa
juliofera123: opa
juliofera123: oi quem sao vcs suas doida
rafaelacaroline844: oiii

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
2246

O Brasil teve diferentes atividades econômicas em seus territórios conforme seu desenvolvimento no decorrer dos séculos. Por exemplo, durante os séculos XVI e XVII, a principal atividade desempenhada era a monocultura açucareira no Nordeste.

No século XVII e XVIII há a corrida do ouro no Sudeste, em especial em Minas Gerais. Já nos séculos XIX e início do século XX, nas regiões do atual Sudeste temos as monoculturas do café e, no Norte, exploração da borracha.


jislenepereiraborges: Meu pai ajuda ai genteeeeeee
jacpirulitona: vlw aí
isabelavieira63: Aiai esses gatos falantes...
Respondido por nataliafransantos
2

A ocupação do território brasileiro e as principais atividades em cada século, de acordo com os mapas foram:

Século XVI: exploração do Pau-brasil. Neste período, os portugueses não ocuparam o território brasileiro. Estabeleceram feitorias no litoral, onde realizavam a troca de Pau-brasil com os indígenas, por produtos de baixo valor para os portugueses, mas de muito valor para os indígenas.  

Século XVIII: exploração do ouro. O ouro foi encontrado no interior do continente, principalmente na região das Minas Gerais, o que fez com que a ocupação ocorresse no interior do território.

 

Século XVIII: cultivo do café. O café foi o principal produto da economia do Segundo Reinado. Sua produção teve êxito no oeste paulista, onde estavam localizadas grandes fazendas de café na região de Campinas e Ribeirão Preto.

Os ciclos econômicos brasileiros, referem-se aos períodos da história do Brasil em que um produto específico tinha destaque econômico no território.  

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/28517949

Anexos:
Perguntas interessantes