Baseado nos estudos desenvolvidos para definir qual a principal meta das empresas, Eliyahu Goldratt desenvolveu a teoria das restrições.
Com base nisso, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Identificar a restrição
( ) Aplicar os recursos na produção do produto que melhor ganho apresente na utilização dos recursos da restrição.
2. Explorar a restrição
( ) Aplicar todo esforço no sentido de evitar qualquer perda de recurso da restrição
3. Subordinar o nível de atividade à capacidade da restrição
( ) Verificar se a restrição é de ordem interna ou externa.
4. Elevar a restrição
( ) Significa que se houver utilização total dos recursos, haverá diminuição dos custos indiretos unitários, Mas em compensação, haverá a geração de estoques intermediários, que no final comprometeriam a lucratividade da empresa.
A
2 – 4 – 1 – 3
B
3 – 4 – 2 – 1
C
2 – 3 – 1 – 4
D 3 – 1 – 4 – 2
Soluções para a tarefa
A sequência correta é a A (2-4-1-3).
(2. Explorar a restrição) Aplicar os recursos na produção do produto que melhor ganho apresente na utilização dos recursos da restrição.
(4. Elevar a restrição) Aplicar todo esforço no sentido de evitar qualquer perda de recurso da restrição.
(1. Identificar a restrição) Verificar se a restrição é de ordem interna ou externa.
(3. Subordinar o nível de atividade à capacidade da restrição) Significa que se houver utilização total dos recursos, haverá diminuição dos custos indiretos unitários, Mas em compensação, haverá a geração de estoques intermediários, que no final comprometeriam a lucratividade da empresa.
Comentário:
A teoria das restrições apresenta-se como uma base principiológica e procedimental para a gestão e produção, além de propor um conjunto de medidas financeiras que substituem as informações da contabilidade tradicional.
Assim, ela vem como uma ampliação do pensamento da tecnologia de produção otimizada, podendo o gestor ter mais lucros através da otimização dos softwares. O ponto central é a restrição dos lucros, pois se isso não existisse, os lucros empresariais poderiam ser infinitos.