Baseado no conto o enfermeiro responda de forma resumida
A)qual o conflito
B)qual o clímax do conto
C)qual o espaço
D)qual o desfecho
E)qual são os personagens do conto
Soluções para a tarefa
A) O conflito se passa pela tensa relação entre o Enfermeiro e seu paciente, que vai se desenvolvendo até um ponto crítico, até um não poder suportar o outro.
B) O clímax ocorre na cena em que o Enfermeiro, em uma briga com o coronel doente, acaba por vitimá-lo fatalmente. As cenas posteriores, em que o Enfermeiro tenta ocultar as evidências do crime, dependendo do ponto de vista, podem ser vistas como um fechamento desse clímax.
C)Inicialmente, o espaço se passa no Rio de Janeiro, no séc XIX. Depois, a história se passa no interior, uma vila de propriedade do Coronel.
D)O desfecho é fechado, em que o Enfermeiro, ao terminar suas confissões, delega a um senhor (ou a nós, leitores) para que cuide de espalhar suas confissões e cuidar de seus espólios após a morte, finalizando com a hipocrisia de exigir em seu túmulo a seguinte escritura:
"Bem aventurados os que possuem, pois serão consolados".
E) Há dois personagens que envolvem toda a trama, o Coronel Felisberto, um homem velho, ranzinza, cruel, maldoso, que padecia de várias doenças, muito rico, provocador, mas por outro lado, capaz de perceber o bem que lhe fazem e retribuir a gratidão, tanto que determinou o Enfermeiro como seu herdeiro universal.
E o protagonista, o enfermeiro, Procópio José Gomes Valongo, que inicialmente tinha o ofício de copiar os registros teológicos para um padre. Quando vai para o interior por ter aceitado o cargo de Enfermeiro, por ter mais de 40 anos e não ter vocação profissional, revela-se atencioso, calmo, cuidadoso, só que mediante pagamento. Com o tempo, descobre-se furioso, impaciente, insatisfeito, repleto de ódio e mente fraca (tanto é que, mesmo com as peripécias do coronel, ele ainda fica porque o padre e o vigário o convencem a ficar). Com a morte do coronel, Procópio descobre-se ganancioso, mentiroso, egoísta, temeroso com as reações da sociedade pelo crime e absurdamente hipócrita.
Espero ter ajudado, falou!
a) O conflito do conto "O enfermeiro" está na relação conturbada entre o enfermeiro Procópio e o Coronel Felisberto. O coronel é grosso, mal educado e vive humilhando Procópio, que cuida dele.
b) O clímax do conto ocorre quando Procópio, cansado das humilhações sofridas, esgana o coronel, matando-o em consequência.
c) A história ocorre em dois espaços distintos. Primeiro, se passa no Rio de Janeiro e depois no interior do estado na vila do coronel. Procópio morava na cidade trabalhando como copista de estudos teológicos quando foi convidado para trabalhar como enfermeiro de um senhor idoso no interior.
d) Desesperado com seu ato, o enfermeiro descobre que a herança do coronel ficou toda para ele. Então, envergonhado, passou a falar bem do coronel sempre que elogiavam Procópio por sua paciência com o velho.
e) Os personagens principais são Procópio, o enfermeiro, e o coronel de quem ele cuida, o coronel Felisberto.
Leia mais sobre Machado de Assis em:
brainly.com.br/tarefa/17432513