Barros (2009) em seu texto: “Você sabe como a gente brinca? De mamãe, de pega-pega, de escolinha, de médico, de neném...” apresenta alguns dos pressupostos da teoria Histórico-Cultural de Vygotsky relacionados ao brincar como atividade essencial para o desenvolvimento infantil. Em relação a estes pressupostos e algumas contribuições dessa teoria, enfocando a atividade do brincar, analise as seguintes afirmações:
Do ponto de vista da Teoria Histórico-Cultural, o brincar é uma das atividades potencializadoras do desenvolvimento infantil.
A essência lúdica, no desenvolvimento infantil, se inicia quando as crianças começam a falar, antes da aquisição da fala a interação com os pais ou pessoas próximas dos bebês não interferem no desenvolvimento de atitudes e não instigam a necessidade de comunicação da criança.
Ao longo do desenvolvimento da criança, o contato com o mundo, o estímulo dos pais e outras pessoas que mantêm contato com ela, a experiência com objetos da cultura faz com que se criem necessidades de comunicação, instalando-se a função social da fala, que começa logo no primeiro ano de vida da criança.
A linguagem, essencial na formação da consciência humana, tem o seu aparecimento relacionado profundamente com as relações do indivíduo aos objetos da cultura, instrumentos sociais de trabalho.
No período anterior à linguagem, a criança se apropria apenas do instrumento (os objetos da cultura, que são elementos mediadores externos), ligando-se assim à experiência direta. Para a organização dos seus processos mentais, a criança passa a utilizar diferentes signos que agem como instrumentos da atividade psicológica.
A alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas é:
a. I, II, III e V.
b. I, III, IV e V.
c. II, III, IV e V.
d. I, II, IV e V.
e. Todas estão corretas
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Resposta: R: l,lll, lV e v
Explicação:
evelynani:
I, III, IV e V.
Perguntas interessantes
ENEM,
6 meses atrás
Inglês,
6 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás