Artes, perguntado por felipealmeida838, 7 meses atrás

Barroco Missioneiro
O que passou a ser chamado de barroco missioneiro, por sua vez, tem características peculiares em relação ao movimento barroco em geral. O barroco missioneiro nasce e se desenvolve tendo no isolamento das populações das reduções e na necessidade de catequização as chaves-mestras de sua diferenciação e originalidade artísticas.
É importante reiterar que a introdução jesuíta de técnicas de produção artística entre os povos indígenas das reduções, bem como os movimentos desses religiosos pela valorização da arte naquele contexto, não atendiam, de início, às buscas pela construção de uma estética original. A introdução da arte barroca inseria-se na complexa estratégia traçada pelos jesuítas para a catequização das populações reduzidas. As imagens missioneiras são um elemento pedagógico substituto da bíblia na estratégia de catequização. O conjunto de imagens, por seu alcance de persuasão, era naquele contexto o que os jesuítas entendiam como a Bíblia dos Pobres. Em razão do analfabetismo de grande parcela dos indígenas a serem catequizados, as imagens funcionavam como reforço às pregações cotidianas dos jesuítas. Também eram elementos fundamentais em todo o conjunto de ritos que os padres buscavam fixar no sistema de valores dos novos fiéis. Até hoje, imagens como a da Nossa Senhora da Conceição são alvo da adoração religiosa popular.
Por isso, se a arte sacra barroca européia podia ser aproveitada pela pregação católica para aproximar seus fiéis das questões espirituais por meio de pinturas e imagens, a arte sacra missioneira pode ser vista como um exagero das fórmulas artísticas barrocas para essa pretendida aproximação. Não são raras as imagens de santos com olhos marejados de lágrimas de sangue, ou de santos que parecem dirigir-se muito diretamente aos seus apreciadores com expressões muito fortes, em tom de sermão e reprimenda.

1- O barroco missioneiro nasce e se desenvolve tendo no isolamento das populações das reduções. Naquele contexto portanto, não atendiam, de início, às buscas pela construção de uma estética original. Sobre esta técnica artística é incorreto afirmar:

a) As imagens missioneiras são um elemento pedagógico, portanto, não substituto da bíblia na estratégia de catequização.

b) Em razão do analfabetismo de grande parcela dos indígenas a serem catequizados, as imagens funcionavam como reforço às pregações cotidianas dos jesuítas.

c) A arte sacra missioneira pode ser vista como um exagero das fórmulas artísticas barrocas para essa pretendida aproximação.

d) Não são raras as imagens de santos com olhos marejados de lágrimas de sangue, ou de santos que parecem dirigir-se muito diretamente aos seus apreciadores com expressões muito fortes, em tom de sermão e reprimenda.

e) As Missões eram povoados indígenas criados e administrados por padres jesuítas no Brasil Colônia, entre os séculos 16 e 18.

2-Qual o principal objetivo das Missões Jesuíticas, em relação a população indígena?

a) Alfabetizar os indígenas.

b) Ensinar o cultivo de plantas.

c) Catequizar os indígenas.

d) Armar os indígenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielleavelarc
0

Resposta:

b) eu acho

Explicação: :)


felipealmeida838: sério e a 2
felipealmeida838: ajuda PF
Perguntas interessantes