Barramento, memória e processador estão ligados através de um padrão de sinal em comum. Qual é ele? O que pode ocorrer se houver diferença em cada um dos componentes?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O padrão de sinal comum para interligar os componentes em uma placa mãe é conhecido como Barramento Local que trabalha com 3 modos distintos de operação:
- Barramento de Modo Síncrono
- Barramento de Modo Assíncrono e
- Barramento de Expansão com Múltiplo do Clock do Processador.
Como as velocidades de comunicação, também conhecidas como clock ou Latência, variam de acordo com a arquitetura empregada no projeto da placa mãe, assim esses modos de operação foram desenvolvidos para equilibrar essa diferença e fazer com que o sistema obtenha o máximo de recursos disponíveis na placa mãe.
De forma geral as memórias RAM são as que comumente tem problemas de latência, pois o processador fica constantemente solicitando instruções e em alguns casos as memórias possuem frequências mais lentas que os processadores, onde o modo de operação equilibra essa diferença. Com essa frequência mais baixa em relação ao processador o Chipset identifica essa diferença e ativa um circuito conhecido como WAIT STATE que coloca o processador em modo de espera, o que causa muito transtorno ao usuário porque fica observando a tela do computador enquanto as memórias respondem. Por isso que devem ser utilizadas placas com a mesma tecnologia para obter o maior desempenho possível do sistema.
Explicação:
Um exemplo típico de perda de desempenho é quando utilizamos uma placa mãe com barramento local com frequência de 1333 MHz e memórias RAM com frequência de 800 MHz.
Espero ter ajudado!!!