ENEM, perguntado por brunasantossou5685, 9 meses atrás

Barcos de PapelQuando a chuva cessava e um vento finofranzia a tarde tímida e lavada, eu saía a brincar pela calgada, nos meus tempos felizes de menino.Fazia de papel toda uma armada e, estendendo meu brago pequenino, eu soltava os barquinhos, sem destino, ao longo das sarjetas, na enxurrada...Fiquei mogo. E hoje sei, pensando neles, que nao sao barcos de ouro os meus ideais: sao feitos de papel, tal como aqueles,perfeitamente, exatamente iguais...- que os meus barquinhos, lá se foram eles! foram-se embora e nao voltaram mais!(Guilherme de Almeida)"... eu saía a brincar...". O verbo está no passado imperfeito do indicativo. O nome imperfeito advém, porque a agao de sair a brincar é:a)presente em relagao a cessarb)passado em relagao a cessarc)futuro em relagao a cessard)condigao em relagao a cessare)concessao em relagao a cessar

Soluções para a tarefa

Respondido por ksvieira04
5

A alternativa correta é a letra A.

O pretérito imperfeito do indicativo é um tempo verbal que, por sua vez, é formado a partir do momento em que ocorre a enunciação da palavra. O tempo verbal quando no presente se refere ao momento em que se fala, quando no passado/pretérito se refere ao momento anterior e no futuro se refere ao momento posterior.

O pretérito imperfeito do indicativo consiste, então, no momento anterior da fala, contudo é um fato que ainda não foi concluído, isto é uma ideia de continuidade.

Espero ter ajudado !

Perguntas interessantes